Como seria se a Terra tivesse anéis iguais aos de Saturno?

0
página 1 de 6

Quando falamos do planeta Saturno, a primeira coisa que nos lembramos são dos famosos anéis que estão ao seu redor. Mas a ciência já fez uma brincadeira bem interessante com isso: e se a Terra também tivesse anéis ao seu redor, como o astro que leva o nome do Deus romano da agricultura?

Os anéis estariam posicionados bem acima da linha do Equador, a uma distância de 7 mil a 80 mil quilômetros da superfície terrestre. E nossa visão do céu seria muito diferente. Pessoas na linha que divide o planeta entre norte e sul os veriam apenas como uma pequena faixa estreita no céu. Já aqueles que moram em latitudes elevadas poderiam ver nitidamente o anel.

Os anéis não iriam interferir com os ônibus espaciais e nem com a Estação Espacial Internacional, já que eles ficam a 600 e 420 km, respectivamente, da superfície terrestre. Mas satélites geoestacionários não poderiam mais orbitar a linha do Equador, já que eles chegam a ficar a 36 mil km da superfície, bem na rota dos supostos anéis.

  O que aconteceria se a gravidade da Terra sumisse? E dobrasse?

Também não seria preciso se preocupar com qualquer rocha do anel que eventualmente caísse no planeta. Aliás, elas nem existiriam, caso os anéis fossem iguais os de Saturno, que são compostos de água congelada. Qualquer fragmento que se soltasse derreteria por fricção ao chegar na atmosfera.

O único problema seria a eventual sombra que os anéis criariam. Mesmo sendo finos (teriam apenas 1 km de espessura), eles deixariam algumas regiões mais distantes do Equador sem luz solar. E isso poderia trazer consequências terríveis, como alterações no clima, mudanças em correntes marítimas e problemas no cultivo de lavouras, por exemplo.

Veja ilustrações que simulam o céu da Terra com os anéis

O ilustrador Ron Miller simulou algumas imagens de como seria o céu da Terra caso ela fosse circundada por anéis. Nelas, é possível ver como ficaria o visual nas cidades de Washington e Quito, capital do Equador, nas ruínas aztecas da Guatemala e bem acima do Trópico de Capricórnio.

Confira as imagens nas próximas páginas:

página 1 de 6

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com