De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), aproximadamente 5 mil pessoas morrem diariamente em profissões perigosas por causa de acidentes ou doenças decorrentes do trabalho.
O grau de periculosidade da profissão é definido pelo risco para a saúde a partir da exposição a materiais e substâncias contaminadas e/ou radiação, e ao risco de ferimentos e morte.
Dentre os setores, o que mais registra acidentes é a construção civil, sendo a maioria deles relacionados a quedas de grandes alturas. Mas nem sempre as profissões perigosas estão entre os piores empregos do mundo.
Preparamos uma lista com 6 das profissões mais perigosas do mundo:
1 – Agente penitenciário
Imagine trabalhar de forma direta com os mais perigosos criminosos.
A ocupação de agente penitenciário é considerada pela OIT como a segunda profissão mais perigosa do mundo.
A função de carceragem é uma das mais antigas da humanidade e consiste em vigias manter a ordem e a disciplina dentro dos presídios.
A rebelião e fuga de reféns são um risco a mais para a profissão.
2 – Mineiro
A profissão de retirar minerais preciosos do subsolo está entre as mais perigosas, devido ao risco de desmoronamento das minas.
O trabalho ocorre em cavernas subterrâneas e o risco é constante, além de ser bastante exaustivo.
Em 2010, um acidente na mina São José no Chile deixou 33 mineiros soterrados. Eles foram encontrados somente 17 dias após a tragédia.
Apesar da comida escassa e temperatura de cerca de 40 grais, todos sobreviveram, mas o último foi resgatado somente 69 dias após o acidente.
Atualmente, alguns desses mineiros sofrem de doenças pulmonares devido ao tempo de soterramento.
3 – Técnico de equipamento nuclear
Esses profissionais estão em constante risco de contaminação por elementos radioativos ou de estarem presente em acidentes nucleares e de radiação.
A exposição à materiais radioativos pode provocar mutações nas descendências dessas pessoas, esterilidade, catarata, mal estar geral e propensão ao câncer.
4 – Operador de estação de capitação e refinação de gás e petróleo
Trabalhar em plataformas de exploração de petróleo e gás é um risco constante. Qualquer descuido em meio a combustíveis inflamáveis pode causar uma explosão fatal e matar quem está no local.
Assim ocorreu na plataforma de petróleo no Golfo México, que resultou na morte de 11 trabalhadores e causou danos irreparáveis ao meio ambiente.
5 – Eletricista de helicóptero
Estes profissionais altamente especializados, a bordo de um helicóptero realizam a manutenção de linhas de transmissão de alta voltagem em grandes alturas.
Esses eletricistas usam uma roupa especial, onde um cabo de aço é ligado a aeronave para que se iguale o potencial elétrico entre os cabos e os operadores.
É preciso muita coragem e não ter medo de altura para realizar essa função.
6 – Removedor de Minas
Para uma maior precisão, esse trabalho ainda é feito de forma manual, o que faz justifica este ofício estar em nossa lista de profissões perigosas.
Apesar de a robótica já estar em um ponto avançado, cerca de 80% dos robores conseguem sucesso para desarmar minas, contra 99,6% dos humanos.
No período de 1996 e 2002, mais de 500 mortes foram causadas no ofício de remover minas.