A Patagônia é uma região que está localizada na parte mais meridional da América do Sul, se estendendo por parte da Argentina e do Chile. Seus 1.043.000 quilômetros quadrados são contemplados por um território rico em biodiversidade ainda pouco explorado.
Ao sul, está a Cordilheira dos Andes, que se estende a sudoeste até o Oceano Pacífico. Ao leste a região vai além dos vales em torno do rio Colorado até Carmen de Patagones, já no Oceano Atlântico. A oeste da região está o arquipélago da Terra do Fogo, formado pela Ilha Grande da Terra do Fogo e outras ilhas menores.
Na Patagônia Argentina estão as províncias de Santa Cruz, Chubut, Río Negro, Neuquén e a parte leste da Terra do Fogo.
Já a Patagônia Chilena é composta pelo lado ocidental do Cabo Horn e da Terra do Fogo, além das ilhas que estão na região sul de Magallanes e Aisén, inclusindo Chiloé, Puerto Montt, o sítio arqueológico de Monte Verde e a extremidade meridional de Valdívia.
Região encanta por sua beleza e diversidade
A Patagônia chama a atenção do mundo por ser a região que concentra o maior número de geleiras fora de regiões polares.
Isso se deve ao clima extremamente frio da região que varia de 10ºC no verão a até -20ºC no inverno. Contudo, a média geral do clima é de -10ºC.
Os ventos estão presentes grande parte do ano na Patagônia, e o clima pode ser classificado em: frio, árido, subártico e temperado.
O lugar possui diversos biomas, como desertos secos e frios, vales, rios, montanhas, florestas de pinheiros, e gelo glacial.
É da Patagônia que partem as excursões para a Antártida.
Origem do nome
Há diversas versões sobre a origem do nome “Patagônia“. Contudo, a mais conhecida é a de que o navegante Fernão de Magalhães, em 1520, foi quem deu o nome ao local devido as grandes pegadas dos Tehuelches, nativos da região. O termo derivaria da palavra “patagão”, que significa “pata grande”.
Ao chegar ao local, o europeu pensou que o povo que habitava a região era gigante. Quando na verdade, eles tinham cerca de 1.80m, que é considerada uma grande altura, já que, na época, as médias dos europeus era de cerca de 1.55m.
Fauna da Patagônia
Na Patagônia a fauna é riquíssima com pinguins, leões marinhos, biguás imperiais e baleias, que chegam nos meses de julho a dezembro. É possível fazer excursões para ver as baleias de perto e até tocar nelas.
Por toda a extensão, há áreas de conservação e preservação das espécies de animais da região.
Atividades para se fazer na Patagônia
A maioria dos turistas que vai à Patagônia está em busca de neve e de aproveitar a natureza exuberante do local. Lá se pode encontrar estações que oferecem os mais variados esportes praticados na neve.
Na região, é possível ainda fazer pesca esportiva, navegações e cruzeiros, montanhismo, trekking, mergulho, cavalgadas e outras atividades.