As Cataratas do Niágara (Niagara Falls) estão localizadas no rio Niágara, entre os lagos Ontário e Erie, a leste da América do Norte. As Cataratas estão na fronteira entre a província de Ontário, no Canadá e Nova Iorque, Estados Unidos.
Há três cataratas, que são: Cataratas Americanas, Cataratas Canadenses (Horseshoe Fall) e Cataratas Véu de Noiva.
Apesar de não serem muito largas, essas quedas impressionam por sua altura e volume de água, são aproximadamente 168 mil m³ de água que cai por minuto. Essas quedas possuem o maior volume de água do planeta.
A altura das Cataratas Canadenses é de aproximadamente 53 m. Enquanto que as Cataratas Americanas possuem uma queda livre de apenas 21 m, que terminam sobre um elevado de rochas.
Em relação à extensão horizontal, as Cataratas Canadenses são as maiores entre as três, possuindo 671 m de largura, contra os 323 m de largura das Cataratas Americanas.
Águas são fontes de energia
Além de ser uma das cataratas mais populares do mundo e um importante ponto turístico canadense-americano, as Cataratas do Niágara são usadas para a produção de energia elétrica.
Aproximadamente 50% a 75% das águas do rio Niágara são desviadas por túneis gigantes A água desviada passa por turbinas hidroelétricas. Dessa forma, é possível gerar eletricidade para áreas próximas aos Estados Unidos e Canadá.
As hidrelétricas mais potentes do lado dos Estados Unidos são a Lewiston e Robert Moses, enquanto que do lado do Canadá são as Adam Beck 1 e Adam Beck 2.
Essas quatro estações geram aproximadamente 4,4 gigawatts de eletricidade.
Visitações às Cataratas
No lado Canadense, é possível visitar as Cataratas pelo Queen Victoria Park. Neste Parque, há jardins e algumas plataformas que servem de caminho para um mirante de observação. A vista das cataratas é espetacular.
No Parque, há ainda a opção de percorrer caminhos subterrâneos que dão a sensação de que o visitante está no interior das quedas.
Há também, o posto de visitação Skylon Tower, onde é possível ter uma vista panorâmica das Cataratas.
Já pelo lado americano, as quedas d’água do rio Niágara podem ser vistas no Prospect Poin Park, que também possui uma torre de observação, além de praças e jardins.
Perto do Parque, há uma trilha chamada “Caminho dos Ventos”, que leva o visitante a um ponto bem próximo das Cataratas Véu de Noiva.
Aproximadamente 30 milhões de turistas visitam as Cataratas anualmente. A época mais badalada para a visitação é o verão.
Para aqueles que desejam chegar bem próximo às quedas norte-americanas pelo rio, o Maid of the Mist é um navio que, desde 1846, faz o transporte de grupos de visitantes, chegando bem perto das grandes quedas.
Já o Whirlpool Aero Car (Spanish Aero Car) é um teleférico que que transporta turistas sobre o rio Niágara, do ponto Canadense até a borda Americana.