Netuno: veja algumas curiosidades sobre o planeta de gás e gelo

0

Desde 2006, com a reclassificação de Plutão para planeta anão, Netuno se tornou o planeta mais distante do Sol. O gigante gasoso tem uma série de curiosidades pouco conhecidas pelo público em geral.

Veja algumas curiosidades:

Invisível a olho nu

É impossível ver Netuno a olho nu. Suspeitou-se de sua existência somente após a observação cuidadosa da órbita de Urano, que apresentava ligeiras irregularidades por conta da perturbação gravitacional. Ele só foi encontrado em 1846.

Gravidade parecida com a da Terra

A gravidade de Netuno é parecida com a da Terra. O planeta é uma bola de gás e gelo, provavelmente com um núcleo rochoso.

É impossível ficar de pé na superfície do planeta sem afundar em suas nuvens. Entretanto, se fosse possível ficar de pé você notaria algo surpreendente: a força da gravidade que puxaria você para baixo é quase a mesma que a sentida na Terra.

Menor, mas mais denso

Netuno é o menor dos planetas gasosos do Sistema Solar. Ele é menor que Júpiter, Saturno e Urano. O curioso mesmo é que ele tem mais massa que Urano. Ou seja, apesar de menor, Netuno é muito mais denso que Urano.

Ventos fortes

Netuno tem os ventos mais fortes do Sistema Solar. Um furacão por lá pode chegar a 2 mil km/h.

Uma possibilidade que explica isso é que a baixa temperatura do planeta seja a principal responsável. É o planeta mais frio do Sistema Solar, com sua temperatura chegando a incríveis -221°C.

  10 maneiras de ficar mais doente em um hospital

Por que Netuno é azul?

A coloração azul de Netuno é atribuída à pequena quantidade de metano nas camadas altas da atmosfera.

Tritão e futuro anel

Tritão, uma das 14 luas de Netuno, não se formou ao redor do planeta, como as demais luas, mas foi capturada.

Além disso, Tritão está lentamente espiralando em direção ao planeta. Daqui a bilhões de anos, quando ela estiver bem pertinho do planeta, provavelmente, se partirá em vários pedaços por causa da gravidade, formando um belo anel. Será algo fantástico de se ver.

Veja também:

Robô da Nasa descobre partes de Marte parecidas com a Terra
Veja como é o nascer do sol em outros planetas
Dias da Terra estão contados, afirma o físico Stephen Hawking
E se houvesse oxigênio no espaço sideral?

Fonte parcial: Portal EBC



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com