Conheça as macabras Catacumbas de Paris

0

Você sabia que no subterrâneo de Paris, em meio há túneis e galerias, há milhares de restos mortais? As Catacumbas de Paris, originalmente chamadas de “Les Carrières de Paris”, são um extenso ossuário subterrâneo.

As catacumbas estão localizadas em um complexo sistema de cavernas e túneis no subsolo de Paris, na França. Elas existem na cidade desde 1786 e todo o sistema chega a ter 400 km de extensão.

catacumbas-de-paris

História das Catacumbas de Paris

No século XVII, a maioria das igrejas possuíam um cemitério anexo. Contudo, com a urbanização e o crescimento acelerado da cidade, não havia mais espaço para abrigar tantos restos mortais.

A situação ficou pior no ano de 1789, quando o Cemitério Des Saints-Innocents, o mais importante da cidade, foi fechado por não haver mais espaço. As pessoas que moravam próximas ao local estavam adoecendo pela contaminação do processo de decomposição da matéria orgânica.

Com os cemitérios esgotados, surgiu a ideia de usar túneis abandonados de pedreiras para diminuir a quantidade de despojos funerários dos cemitérios da capital francesa.

tuneis-paris

Antes das ossadas serem transferidas, em 1786, as catacumbas foram abençoadas. As primeiras ossadas saíram do Cemitério de Saint-Nicolas-des-Champs.

No início, as ossadas foram jogadas de qualquer forma nas catacumbas. Somente a partir de 1810, durante a época do Império, que os ossos foram empilhados de uma “forma mais artística”.

Sendo assim, os crânios foram dispostos de modo a formar desenhos geométricos e os ossos longos como o fêmur e a tíbia foram colocados à frente, formando uma grande parede de ossos.

Veja também:   Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

Os ossos menores foram colocados atrás dessas paredes, ficando assim menos visíveis.

catacumbas-de-paris-ossos-empilhados

Número de corpos nas catacumbas

Não se sabe ao certo, mas estima-se que as catacumbas guardem restos mortais de 5 a 6 milhões de pessoas.

Os corpos dos combatentes da Revolução Francesa foram os únicos enterrados diretamente nas Catacumbas nos anos de 1788, 1789 e 1793.

catacumbas-de-paris--poco-de-ossos

Finalidade das Catacumbas no período de guerra

Na Segunda Guerra Mundial, os túneis das Catacumbas de Paris eram usados como rota de fuga e como esconderijos por membros da Resistência Francesa.

Os alemães também usaram os túneis e até construíram fortes à prova de projeteis nas galerias.

Os túneis também foram usados para passar cabos de telefone, internet e TV à cabo, mas a ideia não deu certo por causa do vandalismo e da dificuldade de acesso em algumas áreas.

Até hoje, os subterrâneos das catacumbas são utilizados por usuários de droga, religiosos, artistas, ativistas e etc.

Há, por exemplo, grafites e inscrições nos túneis que datam do século XVIII.

catacumbas-de-paris-grafite

Local é aberto à visitações

Para quem quiser fazer um passeio diferente e macabro na capital francesa, saiba que desde o século XIX as Catacumbas de Paris estão abertas ao público para visitação.

Nessas áreas os turistas têm acesso às galerias com segurança e monitoramento.

catacumbas-de-paris--visitantes

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com