Como a Covid-19 pode afetar o cérebro dos pacientes contaminados

0

A Covid-19 tem sido sempre associada a problemas respiratórios, comprometendo principalmente os pulmões – mas o cérebro também pode ser uma das vítimas do coronavírus, algo que acontece em uma frequência relativamente grande.

Na verdade, o vírus tem sido detectado causando problemas em várias partes do corpo, o que o torna um inimigo ainda mais perigoso nessa pandemia.

Já são mais de 300 estudos em todo o mundo abordando o impacto da Covid-19 no cérebro humano e os sintomas são os mais variados, todos eles tendo relação com o sistema neurológico.

A lista inclui desde os mais comuns, como perda de paladar e olfato, dores de cabeça e formigamentos, como os mais raros e graves, como derrames cerebrais e convulsões.

O problema, de forma geral, é tratado pelos cientistas como encefalopatia, ou seja, algum dano causado ao cérebro, em maior ou menor grau.

Há relatos, especialmente em pacientes com casos muito graves, já internados em UTI, de confusão mental, delírios e até dificuldade para falar.

Estima-se que cerca de 50% dos infectados por coronavírus tenham algum tipo de problema relacionado à encefalopatia.

Em países como o Brasil, em que há muitos casos e poucos testes, é difícil fazer a correlação entre sintomas neurológicos e Covid-19, já que muitos terão esses sintomas e não serão testados, por não possuírem nenhum sintoma de ordem respiratória.

Em todo o corpo

O novo coronavírus deixa marcas por onde passa, em várias partes do corpo.

Além do sistema respiratório e cérebro, outros locais atingidos incluem os rins, especialmente nos casos mais graves, e também o coração e a circulação sanguínea, o que pode causar uma série de complicações.

Até mesmo as pernas e os pés podem ser afetados pela doença.

Pacientes de Covid-19 têm apresentado marcas rochas e inchaço nos dedos dos pés, além de fraqueza muscular nas pernas, muito devido à falta de oxigenação nessas partes do corpo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com