Google lança ferramenta de inteligência artificial para ensinar hieróglifos

0

Se para você, os hieróglifos do Antigo Egito parecem indecifráveis, o Google resolveu dar uma força.

A empresa lançou a ferramenta Fabricius, que ensina a traduzir os antigos desenhos que formavam palavras através de uma inteligência artificial, que vai sendo calibrada de acordo com o uso que as pessoas fazem dela.

A ferramenta também deve ser útil para pesquisadores acadêmicos.

O Fabricius pode ser acessado através do site Google Arts & Culture, e por enquanto só está disponível em inglês e árabe, mas deve ganhar novas traduções com o tempo.

Ele tem como base um antigo projeto desenvolvido pelo British Museum em parceria com a Ubisoft, desenvolvedora do game Assassin’s Creed Origins, que se passa no Antigo Egito. No entanto, agora o projeto tem inteligência artificial como base.

A ferramenta funciona através de machine learning, comparando as informações que recebe com um extenso banco de dados, contendo traduções e dicionários de várias épocas.

O Fabricius pode identificar cerca de mil hieróglifos individuais, mas deve aumentar sua capacidade com o tempo, tanto em quantidade, quanto na qualidade das traduções.

Ao entrar no site, o usuário encontrar três opções: aprender, brincar e trabalhar. Na primeira, é possível aprender como a ferramenta funciona e como é feito o processo de tradução.

Na segunda, o usuário encontra uma ferramenta que traduz frases com a ajuda de emojis, enquanto a terceira opção é voltada para a tradução de textos antigos, podendo ser usada por pesquisadores.

Quem é Fabricius?

A primeira vista, o nome da ferramenta pode causar curiosidade.

Ela é uma homenagem a Georg Fabricius, um historiador alemão que viveu no século XVI e é considerado o pai da epigrafia, a ciência que estuda inscrições antigas, de um modo geral.

A data de lançamento do Fabricius também foi planejada pelo Google.

A ferramenta está disponível desde o dia 15 de julho de 2020, aniversário do descobrimento da Pedra de Rosetta, o artefato com inscrições em hieróglifos e grego antigo, que permitiu a tradução do idioma do Antigo Egito.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com