Covid-19: o estranho caso do homem que teve a doença por 10 meses

0

Quem contrai o novo coronavírus e não tem maiores complicações, testa positivo para Covid-19 por cerca de 15 dias. Para um britânico, durou bem mais: aos 72 anos, Dave Smith testou positivo em 43 oportunidades, tendo contraído a doença por cerca de 290 dias, ou 10 meses.

Nesse período, a vida dele esteve em situação de risco pelo menos 7 vezes, quando foi levado ao hospital. Smith teve uma infecção realmente mais longa do que o normal em relação a outros pacientes de Covid-19.

Isso aconteceu porque ele já tinha o sistema imunológico enfraquecido, por conta de um tratamento de quimioterapia para combater a leucemia, ao qual vinha se submetendo.Durante o processo de 10 meses, ele chegou a perder 63 quilos, ao todo, entre idas e vindas.

Em entrevista para a BBC, o britânico contou como foi passar pela experiência angustiante. Ele afirmou que ele e a família chegaram a acreditar que ele não conseguiria superar o problema, devido a demora para apresentar resultados melhores nos exames.

“Fiquei resignado. Liguei para minha família, fiz as pazes com todos e me despedi. Fiz uma lista com as músicas que queria que tocassem em meu velório”, contou.

Devido ao caso específico, Smith fez parte de um teste de um coquetel de remédios fornecido pela empresa americana Regeneron.

Não se sabe ainda se a melhora dele teve participação ativa dos medicamentos ou se veio de forma natural, como acontece com a maioria dos pacientes.

Homem milagroso

O caso de Dave Smith agora está sendo estudado por médicos de todo o mundo. Eles buscam entender quais foram as fraquezas no sistema imunológico dele que o vírus explorou para se manter ativo em seu corpo por tanto tempo.

É possível que a Covid-19 tenha sofrido mutações em Smith para que a infecção durasse por longos 10 meses.

Enquanto isso, recuperado, ele se considera um “homem milagroso”. Prestes a completar 73 anos, ele brinca dizendo que merece um prêmio por ter sobrevivido.

“Agora eu sou uma estrela? Acho que eu deveria ganhar uma medalha ou um certificado” disse.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com