Já ouviu a expressão “os opostos se atraem”? Todo mundo. Quando se fala a palavra “atração”, logo nos vem à cabeça o sentido de gostar de alguém de um modo romântico. Porém, a palavra não se restringe só a isso. Na verdade, qualquer ligação que você sinta por alguém, seja no sentido romântico, amigável, fraternal, maternal ou outro, se designa um atração. Confira 20 curiosidades sobre a atração humana.
Confira 20 fascinantes curiosidades sobre a atração humana
- Atração por bebês
- Estudos mostram que as enfermeiras neonatais tendem a dedicar mais atenção a bebês mais atraentes e saudáveis com peso normal ao nascer. Elas dedicam menos atenção a bebês menos atraentes com números baixos de acordo com a Escala de Apgar.
- Atenção das mães
- Os pesquisadores observaram que as mães tendem a dar mais atenção às suas crianças mais atraentes, que então exibem melhores traços e comportamento mais socializado do que seus irmãos menos atraentes.
- Melhor rendimento de crianças atraentes
- Os professores esperam que as crianças mais atraentes tenham um bom desempenho, levando a mais atenção, menos punição e melhores notas.
- Parceiro sexual atraente
- Independentemente do número de parceiros sexuais com que um homem ou mulher tenha estado, quanto mais atraente for um novo parceiro sexual, menor a probabilidade de uma pessoa tomar precauções na hora de fazer sexo, como usar preservativo.
- Avaliando a atração
- Vários estudos têm demonstrado que os estudantes universitários tendem a avaliar o desempenho dos seus professores mais com base na atratividade física do que no conteúdo das suas aulas ou na sua capacidade de se comunicar.
- Pílulas que afetam os hormônios
- As pílulas anticoncepcionais afetam os níveis hormonais da mulher. Especificamente, mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais são mais atraídas por homens com características masculinas mais visíveis do que aquelas que não tomam. No entanto, traços masculinos estão ligados a níveis mais elevados de testosterona, comportamento agressivo e taxas de divórcio ainda maiores do que a média.
- Desvantagem de ser atraente
- Mulheres excepcionalmente atraentes estão em desvantagem quando procuram um emprego associado a qualidades particularmente masculinas. Por exemplo, se uma mulher mais atraente e uma mulher menos atraente competirem por um trabalho como motorista de caminhão ou para operar um quadro de distribuição, a mulher mais atraente raramente ganha o trabalho. Os pesquisadores sugerem que uma mulher altamente atraente é percebida como menos capaz de satisfazer a exigência do trabalho para qualidades masculinas do que uma mulher pouco atraente.
- Maior sucesso na vida
- Estudos mostram que as pessoas fisicamente atraentes tendem a ter melhores empregos remunerados em cargos de nível superior do que pessoas que são menos atraentes. Essa preferência é coletivamente referida como “viés de beleza”.
- Uma realidade
- Um réu acusado de estuprar uma vítima pouco atraente é menos provável de ser considerado culpado do que um acusado de estuprar uma vítima atraente.
- Políticos atraentes
- Os políticos atrativos geralmente recebem mais cobertura de notícias do que os menos atraentes.
- Crianças também sentem atração
- Para uma criança, atratividade física é muitas vezes associada a ser mais inteligente e mais amigável. Estudos mostram que as crianças frequentemente selecionam companheiros de brincadeira com base na atratividade física.
- Disciplinando as crianças
- Quando as crianças se comportam mal e devem ser disciplinadas, ser mais atraente significa menos castigo. Em outras palavras, a desobediência grave de uma criança atraente é menos provável de ser vista como uma exibição de comportamento antissocial crônico do que um desrespeito igualmente grave por uma criança pouco atraente.
- Observação de Aristóteles
- Aristóteles observou que “a beleza pessoal é uma recomendação maior do que qualquer carta de referência”.
- Na Bíblia hebraica
- De acordo com a Bíblia hebraica, um faraó egípcio era tão atraído pela beleza da esposa de Abraão, Sara, que ele presenteou Abraão com ovelhas, bois, burros, escravos, jumentos e camelos.
- Grande Darwin
- Charles Darwin observou um motivo universal para se tornar atraente, mesmo quando exigia “um sofrimento maravilhosamente grande”.
- Cirurgia nas partes íntimas
- Milhares de mulheres estão buscando cirurgias alternativas que deixem as partes íntimas mais atraentes. Por exemplo, um número crescente de mulheres está pagando milhares de dólares para a escultura genital, como a labioplastia (cirurgia nos lábios), himenoplastia (reparação cirúrgica ou substituição do hímen para dar a ilusão de virgindade) e lipoplastia vulvar (remoção de gordura indesejada do monte público [do latim mons pubis ou labia majora]).
- Atraídas pelos homens mais velhos
- Na maioria das culturas, as mulheres ficam mais atraídas pelos homens mais velhos do que pelos mais jovens. Os pesquisadores explicam que isso ocorre porque os homens são capazes de gerar filhos durante quase toda a sua vida adulta e os mais velhos normalmente têm mais recursos.
- Gastando muito com a beleza
- A busca por se tornar mais atraente é uma indústria global de US$ 160 bilhões por ano que inclui programas de perda de peso, cosméticos, cuidados com a pele e os cabelos, perfumes, cirurgia estética, clubes de saúde e injeções hormonais. Os americanos gastam mais dinheiro por ano no aperfeiçoamento da beleza do que na educação.
- Beleza física na Bíblia
- Para os antigos hebreus e cristãos, a beleza física era uma recompensa de Deus e seu oposto era a punição. De fato, a atração física é mencionada várias vezes na Bíblia, como a seguinte: “José era bonito em forma e aparência” (Gênesis 39.6) e “Ora, em todo o Israel, não havia quem fosse tão louvado quanto Absalão pela sua boa aparência” (2 Samuel 14:25).
- Mídia visual como impulso da atração
- Em 1939, os homens classificaram a atratividade física em 14º lugar numa lista de 18 características de uma companheira desejável. Em 1996, a característica subiu para o 8º. No mesmo período, o valor das mulheres sobre a potencialidade física de um futuro marido saltou de 17º para 13º lugar. Os analistas apontam para o aumento da mídia visual como uma provável causa da mudança.
DEIXE UM COMENTÁRIO