30 interessantes curiosidades sobre o número Pi

0

O Pi é considerado como o número mais intrigante da matemática. É uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. O Pi ainda é cercado de mistérios entre os matemáticos e estudiosos, que encontram diversas referências do número em situações comuns e até na Bíblia. Confira as 30 mais legais curiosidades sobre o número Pi.

curiosidades sobre o número pi

Confira as 30 mais legais curiosidades sobre o número Pi

 

O número mais intrigante
Pi é a constante matemática mais reconhecida no mundo. Os estudiosos frequentemente consideram Pi o número mais importante e intrigante em toda a matemática.
Uso recente do símbolo
O símbolo para o Pi (π) tem sido usado regularmente em seu sentido matemático apenas nos últimos 250 anos.
Referências no mundo nerd
No episódio de Star Trek “Wolf in the Fold”, Spock elimina o maligno computador ordenando que ele “compute qual é o último dígito do valor de Pi”.
A Pirâmide e o Pi
Os egiptólogos e seguidores do misticismo ficaram fascinados durante séculos pelo fato de que a Grande Pirâmide de Gizé parece aproximar-se do Pi. A altura vertical da pirâmide tem a mesma relação com o perímetro de sua base como o raio de um círculo tem com a sua circunferência.
Sem um resultado final
Nós nunca podemos medir verdadeiramente a circunferência ou a área de um círculo porque nunca podemos conhecer verdadeiramente o valor de Pi. Pi é um número irracional, significando que seus dígitos vão para sempre em uma sequência aparentemente aleatória.
O filme sobre o Pi
O fascinante filme de Darren Aronofsky “π” (Pi) mostra como a tentativa do personagem principal de encontrar respostas simples sobre Pi (e, por extensão, o universo) o deixa louco. O filme ganhou o Prêmio de Melhor Direção no Festival Cinema de Sundance de 1988.
Coincidência?
No alfabeto grego, π (piwas) é a décima sexta letra. No alfabeto português, “p” também é a décima sexta letra.
Resumindo o Pi
A letra π é a primeira letra da palavra grega “periferia” e “perímetro”. O símbolo π em matemática representa a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. Em outras palavras, π é o número de vezes que o diâmetro de um círculo se encaixa ao redor de sua circunferência.
Pequeno erro
Se a circunferência da Terra fosse calculada usando o número Pi arredondado para apenas a nona casa decimal, um erro de não mais que um quarto de uma polegada seria o resultado em 40.075 quilômetros ao todo.
A maior sequência citada
O chinês Lu Chao mantém o atual recorde do Guinness World Records por recitar a maior sequência dos dígitos de Pi. Ele recitou, com sucesso, 67.890 números em 24 horas e 4 minutos.
O número da Besta
Os primeiros 144 dígitos de Pi somam 666 (o que muitos estudiosos dizem ser “a marca da Besta”). E 144 = (6+6) x (6+6).
O Pi em uma plantação
Um misterioso círculo apareceu em uma plantação na Grã-Bretanha, em 2008, e mostrava uma imagem codificada representando os primeiros 10 dígitos de Pi.
Os primeiros 36
Ludolph van Ceulen (1540-1610) passou a maior parte de sua vida calculando os primeiros 36 dígitos de Pi (que foram nomeados como o número de Ludolphine). De acordo com a lenda, estes números foram gravados em sua lápide, que agora está perdida.
Pequeno erro após o 527
William Shanks (1812-1882) trabalhou por anos à mão para calcular os primeiros 707 dígitos do numeral Pi. Infelizmente, ele cometeu um erro após o 527º lugar e, consequentemente, os seguintes dígitos estavam todos errados.
Números inimagináveis
O maior cálculo do Pi, até agora, foi realizado em 2013 pela Universidade de Santa Clara. Ao todo, foram registrados mais de 8 quadrilhões de números consecutivos.
Código em alguns filmes
Pi é o código secreto do filme de Alfred Hitchcock “Cortina Rasgada” e em “A Rede”, estrelado por Sandra Bullock.
Tudo conectado
Como há 360 graus em um círculo e o Pi está intimamente conectado com o círculo, alguns matemáticos ficaram encantados ao descobrir que o número 360 está na posição 359º do número Pi.
Estudos e mais estudos
O Pi foi estudado pela raça humana por quase 4.000 anos. Por volta de 2000 a.C., os babilônios estabeleceram a razão constante de um círculo como 3-1/8 ou 3.125. Os egípcios antigos chegaram a um valor ligeiramente diferente, de 3-1/7 ou 3.143.
O Papiro de Rhind
Um dos primeiros registros conhecidos do número Pi foi escrito por um escriba egípcio chamado Ahmes (1650 a.C.) sobre o que é agora conhecido como o Papiro de Rhind. O mais impressionante é que ele possui menos de 1% da aproximação moderna do Pi (3,141592).
A primeira tentativa de calcular o Pi
O Papiro de Rhind (1650 a.C.) foi a primeira tentativa de calcular o Pi através da “quadratura do círculo”, que é medir o diâmetro de um círculo, construindo um quadrado dentro dele.
Entendendo a “quadratura do círculo”
O método da “quadratura do círculo” para entender o Pi tem fascinado os matemáticos porque, tradicionalmente, o círculo representa o mundo infinito, imensurável e até espiritual, enquanto o quadrado representa o mundo manifesto, mensurável e abrangente.
O teste para o computador
A computação do Pi é um teste de estresse para um computador – uma espécie de “cardiograma digital”.
Ele achava que sabia de tudo
Em 1888, um médico de Indiana (estado dos EUA), chamado Edwin Goodwin, afirmou que tinha sido “ensinado sobrenaturalmente” a medida exata do círculo e até tinha um projeto de lei proposto na legislatura de Indiana que protegesse seus achados matemáticos. A lei nunca se tornou lei graças a um professor de matemática na legislatura que apontou que o método resultou em um valor incorreto do Pi.
Referências na Bíblia
A Bíblia alude ao Pi em 1 Reis 7:23, onde descreve o altar dentro do templo de Salomão: “Fez o tanque de metal fundido, redondo, medindo quatro metros e meio de diâmetro e dois metros e vinte e cinco centímetros de altura. Era preciso um fio de treze metros e meio para medir a sua circunferência.” Alguns estudiosos interpretam isso como significando que o valor de Pi é 3.
O símbolo
O símbolo π entrou em uso padrão na década de 1700, os árabes inventaram o sistema decimal em 1000 a.C., e o sinal de igual (=) apareceu em 1557.
Nada pior que escrever o significado de Pi
Antes que o símbolo π fosse usado, os matemáticos descreveram o Pi em formas arredondadas, como “quantitas, in quam cum multipliectur diameter, proveniet circumferential”, que significa “a quantidade que, quando o diâmetro é multiplicado por ela, produz a circunferência”.
12345
Não há ocorrências da sequência “123456” no primeiro milhão de dígitos do Pi – mas dos oito “12345” que ocorrem, três são seguidos de outro 5. A sequência 012345 ocorre duas vezes e, em ambos os casos, é seguida por outro 5.
As outras referências
Pi é também referido como a “constante circular”, “constante de Arquimedes”, ou “número de Ludolph”.
Não apenas no começo
Os primeiros seis dígitos do Pi (314159) aparecem pelo menos seis vezes entre os primeiros 10 milhões de casas decimais.
Ótimo para consultar datas
Um site intitulado “The Pi-Search Page” encontra o aniversário de uma pessoa e outros números bem conhecidos nos dígitos do Pi.
  As 5 bruxas mais famosas da história

 

FONTE



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com