35 incríveis curiosidades sobre os aviões

0

O avião é, sem dúvidas, uma das maiores invenções já feitas pelo homem. Levar as pessoas para vários milhares de quilômetros de distância se tornou muito mais fácil com o gigante de metal. Claro que, de vez em quando, acidentes ocorrem e diversas pessoas morrem ou ficam feridas. Mas você sabia que a probabilidade de uma pessoa morrer em um acidente de avião é incrivelmente baixa? Sabe qual o menor jato do mundo? Confira estas e outras curiosidades sobre os aviões.

curiosidades sobre os aviões

Confira as 35 mais legais curiosidades sobre os aviões

 

 

As quatro forças principais
As asas do avião são apenas um componente do voo. Na verdade, existem quatro forças que empurram o avião para cima, para baixo, para a frente ou para reduzi-lo. Estas quatro forças de voo são elevação, impulso, arrasto e peso.
Santos Dumont X Irmãos Wright
No Brasil e em diversos outros países, Santos Dumont é creditado como o responsável pelo primeiro voo num avião. Todavia, em outras partes do mundo, o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wilbur e Orville Wright, de origem norte-americana.
Não foi no ar
Um dos acidentes de avião mais mortíferos realmente aconteceu no chão. Em 1977, dois aviões totalmente carregados que transportavam um total de mais de 600 passageiros colidiram frontalmente no meio da pista no que é agora conhecido como o desastre aéreo de Tenerife, com o nome de Tenerife Island, onde o acidente ocorreu. Mais de 500 pessoas morreram.
Aumento no carbono
Aumentos no dióxido de carbono na atmosfera estão aumentando os incidentes de turbulência do avião.
Achou que duraria mais?
O oxigênio nas máscaras de oxigênio de emergência do avião dura apenas 15 minutos.
A língua internacional
Inglês é a língua internacional de voo. Todos os controladores de voo e todos os pilotos comerciais que fazem vôos internacionais são obrigados a falar inglês.
O menor de todos
O menor jato do mundo é o Bede BD-5. Sua envergadura é de apenas 4,4 metros e pesa apenas 140 quilos.
Um pouquinho caro
Um para-brisa ou moldura da janela de um Boeing 747-400 (avião comercial) custa tanto quanto uma BMW.
Alimentos diferentes
A maioria dos pilotos e copilotos nas principais companhias aéreas não estão autorizados a comer o mesmo alimento para evitar a possibilidade de envenenamento alimentar, prejudicando toda a tripulação de voo.
Cálculo perfeito
As janelas da torre de controle do aeroporto devem ser anguladas exatamente a 15 graus da vertical na parte superior para diminuir os reflexos de dentro e de fora da torre.
Fios e mais fios
Em média, o Boeing 747 tem em torno de 240 a 280 quilômetros de fiação dentro dele.
Já viu o tamanho de um dirigível?
O Boeing 767 suga bastante ar através de seus motores para encher o dirigível da Goodyear em apenas 7 segundos.
Pneus pequenos
Os pneus de um trem de pouso do Boeing de reabastecimento aéreo KC-135 consistem de 8 rodas de engrenagem principal e duas rodas de nariz. Este é o material suficiente para fazer 100 pneus de um automóvel convencional.
Mais astronautas do que pilotos no Concorde
Houve mais astronautas do que pilotos que voaram no Concorde, que agora está fora de serviço. O Concorde era um avião comercial supersônico que fazia voos comerciais de 1976 a 2003. Muitos consideram a aeronave uma maravilha da engenharia.
A primeiríssima
Amelia Earhart (1897-1937) foi a primeira mulher a voar sozinha através do Oceano Atlântico. Ela também ajudou a criar a “The Ninety-Nines”, que era uma organização para pilotos do sexo feminino, que também alcançou muitas outras realizações notáveis.
Curiosidades sobre a pista
As pistas de aeroportos comerciais possuem tipicamente de 60 a 120 centímetros de espessura com camadas de asfalto. As vias de circulação são geralmente mais finas, com cerca de 45 centímetros de concreto.
Boa comparação
Os aviões voam tipicamente em uma altura de 10,6 quilômetros. Se a Terra fosse do tamanho de um globo terrestre de mesa, um avião a essa altura estaria voando a apenas 1/10 de polegada da sua superfície.
O maior do mundo, de passageiros
O maior avião de passageiros do mundo é o Airbus A380. É um avião de dois andares e que possui quatro motores. Fez seu primeiro voo em 27 de abril de 2005.
O mais rápido do mundo
O avião mais rápido do mundo é o Lockheed SR-71 Blackbird, possuindo uma velocidade máxima de 3.540 km/h. Ele manteve o recorde por quase 40 anos.
Nada de sentar na frente
De acordo com a Popular Mechanics, sentar na cauda de um avião melhora as chances de sobrevivência em um acidente em 40%.
Este sim, é o maior de todos
A aeronave de carga Antonov An-225 Mriya é o maior avião do mundo. É quase tão grande quanto um campo de futebol. Foi originalmente construído para transportar um avião espacial.
Viu? Os números estão a nosso favor
Aproximadamente 95,7% dos envolvidos em um acidente de avião sobreviveram a ele.
Pouquíssimo combustível
A quantidade de combustível que um Boeing 767-400 transporta é suficiente para encher 1.400 minivans.
O quebra-cabeça para gênios
O maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, tem cerca de 4 milhões de peças.
O que são as trilhas brancas dos jatos?
As trilhas brancas lançadas por um jato consistem em vapor de água e podem ser usadas para prever o tempo. Uma cauda fina e mais curta indica baixa umidade e um bom tempo. Uma cauda grossa, mais duradoura é o sinal de uma tempestade.
Os mais movimentados aeroportos
O aeroporto mais movimentado do mundo é o Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, com mais de 96 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto Internacional de Pequim está em segundo lugar, com mais de 86 milhões de passageiros por ano. No entanto, no espírito de rivalidade amigável, o Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, é o mais movimentado do mundo em termos de decolagens e aterragens.
Avião invisível, simplesmente incrível
A Airbus está trabalhando em um avião transparente que ofereça aos passageiros uma visão de 360 graus enquanto voam.
Lucros e mais lucros
Em todo o mundo, a indústria aérea gera cerca de US$ 640 bilhões anualmente.
Mudanças na cabine de um avião
A atmosfera em uma cabine de avião seca o nariz de uma pessoa, e a pressão do ar em mudança entorpece cerca de 1/3 do paladar. Esta é uma razão para as companhias aéreas adicionarem lotes de especiarias e sal para seus alimentos.
Gente, quanto voo
Nos Estados Unidos, 2 milhões de passageiros embarcam em mais de 30.000 vôos, todos os dias.
O risco de andar de carro é maior
O risco de um norte-americano ser morto em um acidente de avião é de 1 em 11 milhões. O risco de ser morto em um acidente de carro é de 1 em 5.000.
Nada de mercúrio
O mercúrio não é permitido em um voo. Mesmo uma pequena quantidade de mercúrio pode danificar seriamente o alumínio, o material que faz parte da maioria dos aviões. Os aviões que são expostos ao mercúrio ficam, geralmente, em quarentena.
Os piores ruídos de um voo
Uma pesquisa mostra que os primeiros 3 minutos após a decolagem e os 8 minutos finais antes da aterragem são quando 80% dos ruídos elétricos de um avião acontecem.
Aquele famoso medo de voar
Aproximadamente 1 a cada 5 pessoas tem algum medo de voar, ou “aerofobia”.
Dica para sentar mais perto da porta
Estudos indicam que aqueles que se sentam mais longe do que 5 fileiras de uma saída são menos propensos a saírem com êxito de um avião durante uma emergência.
Veja também:   6174 e 495: o misterioso caso que intriga matemáticos há décadas

 

FONTE



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com