‘Demônio de areia’: fenômeno raro é flagrado em vídeo em uma praia; assista

0

Em uma praia no país de Gales, no Reino Unido, foi filmado um raro fenômeno meteorológico, conhecido como “demônio de areia”, ou “dust devil”, no original, em inglês.

Trata-se de um pequeno, mas forte redemoinho de vento, que assume a forma de uma espécie de tornado em miniatura, e é inofensivo na maioria das vezes, embora possa levantar animais e crianças pequenas.

O demônio de areia aconteceu durante uma tempestade bem maior, denominada Franklin, que atingiu a região recentemente.

O fenômeno foi gravado no celular por um homem chamado William Dallimore, que disponibilizou o vídeo em suas redes sociais, para o espanto de todo mundo, dada a raridade do acontecido, especialmente naquela região do mundo.

Veja:

Dallimore afirmou ter observado a formação de um redemoinho, e chegou a pensar que estava tendo uma alucinação, quando se deu conta da força do demônio de areia.

Seu nome é óbvio, já que costuma se formar próximo ao solo e levanta bastante areia ou poeira, dependendo do ambiente em que estiver. Geralmente é observado em regiões desérticas, cheias de muita areia.

Apesar da força do vento circular, esse demônio da areia era relativamente pequeno e inofensivo, durando poucas horas.

Alguns desses fenômenos podem alcançar até 10 metros de diâmetro, com uma altura de até 1 quilômetro, o que os tornam bem mais perigosos para pessoas, veículos e casas, quando estão por perto.

Sobre furacões, tornados e o demônio de areia

Furacões, tornados, demônios da areia e outros fenômenos do tipo possuem uma origem parecida, variando apenas na intensidade.

Todos eles derivam da interação do ar quente próximo do solo com o ar frio, que fica mais no alto. Quando eles se movimentam, é possível que um movimento em espiral seja criado.

Furacões, em especial, são os mais poderosos, abrangendo áreas de centenas ou até milhares de quilômetros e trazem grandes e perigosas tempestades.

São chamados também tufões quando acontecem no lado oriental do oceano Pacífico e ciclones quando se formam no Atlântico Sul.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com