Navio naufragado Endurance é encontrado após mais de 100 anos; veja o vídeo

0

Em 1915, o veleiro Endurance afundava durante sua expedição ao polo sul do planeta e, só agora, mais de 100 anos depois, ele foi encontrado.

O navio levava o explorador britânico Ernest Shackleton e mais 27 pessoas e está atualmente localizado a cerca de 3 mil metros da superfície do mar, além de 4 milhas ao sul da localização reportada originalmente por seu capitão.

A descoberta foi feita através de drones submarinos, levados até o local pelo navio quebra-gelo Agulhas II, da África do Sul. No Mar de Wenddell, foram encontrados os destroços do Endurance, que estão, surpreendentemente, em ótimas condições, e devem continuar assim.

A localização do naufrágio faz com que ele seja um monumento histórico e alterá-lo causaria problemas em tratados internacionais.

As boas condições do Endurance, especialmente para um navio feito de madeira, são fruto da água extremamente gelada do lugar onde ele se encontra, que impede o crescimento de organismos que deterioram a madeira.

Peças como o timão e até mesmo a inscrição com o nome do navio em seu casco permanecem intactas, entre outros elementos. Confira:

A expedição de Shackleton tinha como meta não ser a primeira a atingir o polo sul, o que já havia sido feito pelo norueguês Roald Amundsen em 1911.

Ele pretendia cruzar a Antártida, mas os planos saíram totalmente de controle em novembro de 1915, quando o Endurance teve seu avanço dificultado pelo gelo.

O naufrágio do Endurance

O navio topou com uma grande quantidade de gelo e foi afundando muito lentamente, dando tempo de fazer uma foto dele antes de ser engolido.

A partir dali, Shackleton e sua tripulação passaram meses acampando e se alimentando de carne de peixe, focas e pinguins. Em abril de 1916, eles encheram de provisões os 3 botes que conseguiram salvar do afundamento e saíram da Antártida.

Chegaram, semanas depois, até a Ilha Elefante, e de lá, Shackleton e mais uma pessoa foram até outras ilhas, onde finalmente encontraram ajuda e voltaram para buscar o resto da tripulação.

Ele foi recebido como herói de volta na Inglaterra e sua aventura serviu como inspiração para vários outros exploradores na vida real e na ficção.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com