Um dos grandes mitos da humanidade é a disputa mental entre destro e canhoto. Há quem diga que pessoas que utilizem a mão esquerda como primária sejam mais inteligentes. Outros afirmam o contrário.
No entanto, o que sabemos sobre isso? Antes de desbravar o assunto, antecipo: sabemos bem pouco. Mas vamos por partes.
O que faz alguém ser destro ou canhoto?
Há três fatores que podem determinar a preferência de alguém para utilizar a mão direita ou esquerda como primária.
A hipótese da predefinição genética (a preferência de ancestrais define a sua) é a mais aceita. No entanto, nem sempre funciona dessa forma. Então, existem também a hipótese da aquisição (a habilidade é conquistada ainda nas fases iniciais da vida) e a hipótese hormonal (relação com níveis de testosterona, já que cerca de 12,6% dos homens são canhotos, enquanto só 9,9% das mulheres preferem o lado esquerdo).
Os destros são maioria no mundo: cerca de 90% da população tem predileção por desenvolver atividades com o lado direito do corpo. Dessa forma, apenas 10% das pessoas em todo o planeta são canhotos.
Existem, ainda, os ambidestros, que são habilidosos com ambas as mãos – ou até os pés. É muito raro alguém nascer ambidestro, no entanto, é possível aprender a ser. Ainda assim, é uma parcela muito pequena da população.
O que acontece dentro do cérebro?
As ações humanas são controladas pelo cérebro. Ele está bem equipado para isso, com cerca de 86 bilhões de neurônios ligados por mais de mil conexões sinápticas cada.
Em destros, o hemisfério cerebral esquerdo dita o que será feito pelo lado direito do corpo. Ou seja, há uma inversão entre os locais de controle e da atitude a ser tomada.
No caso dos canhotos, o mesmo hemisfério cerebral (o esquerdo) comanda as ações, no entanto, quem toma a atitude é o lado esquerdo. Ou seja, não há inversão.
E quem é mais inteligente: o destro ou o canhoto?
Os psicólogos e cientistas especializados em estudar o cérebro estão longe de chegar a um consenso sobre como medir conceitos vagos e muito relativos, como criatividade e inteligência. Conexões entre esses atributos e lateralidade, a essa altura do campeonato, seriam infundadas. Seria necessário ter uma melhor compreensão das próprias noções humanas.
O que se sabe até o momento, por meio de recentes pesquisas, é que, aparentemente, os destros podem realizar atividades acadêmicas um pouco melhor do que os canhotos. Uma das pesquisas também sugere que os canhotos podem sofrer com dificuldades de aprendizagem e dislexia com maior frequência.
Por outro lado, canhotos dominam tarefas que envolvem a manipulação mental de objetos com maior facilidade. Isso explica, por exemplo, a alta proporção de canhotos jogadores de xadrez.
Conclusões mais generalistas que confrontam destros e canhotos são mais especulação do que ciência. No fim das contas, melhor mesmo é ser ambidestro, mas é uma habilidade tão rara e complicada de ser desenvolvida que é melhor deixar tudo como está.
Para fechar: alguns canhotos célebres
Na música:
- Paul McCartney e Ringo Starr (Beatles)
- Lady Gaga
- Beyoncé
- Justin Bieber
- Bob Dylan
- Tony Iommi (Black Sabbath)
- Kurt Cobain (Nirvana)
- Jimi Hendrix
- Wolfgang Mozart
- Ludwig von Beethoven
No cinema:
- Angelina Jolie
- Marilyn Monroe
- Charles Chaplin
- Ben Stiller
- Nicole Kidman
- Julia Roberts
No esporte:
- Maradona
- Arjen Robben
- Rivelino
- Messi
- Rafael Nadal
- Ayrton Senna
- Fernando Meligeni