Desvende o mistério das pedras que andam

0

No Vale da Morte, no Deserto de Mojave, na Califórnia, há um grande mistério: pesadas pedras que andam pelo deserto. Algumas dessas pedras chegam a pesar aproximadamente 300 quilos, sendo uma das razões do fenômeno ter intrigado cientistas e pesquisadores por anos.

pedras-que-anda

As pedras estão em um lago seco e plano que possui grandes montanhas ao seu redor. Nas épocas de chuva, o lago se enche de água, mas devido as altas temperaturas (o Vale da Morte é um dos lugares mais quentes do mundo) a água logo evapora.

Enigma das pedras que andam intriga desde a década de 1940

O fenômeno é estudados desde a década de 1940, mas até então ninguém tinha presenciado as pedras de moverem. Só se sabia que elas se moviam por causa dos rastro que elas deixavam.

Uma das teorias para explicar o fenômeno das pedras que andam é que o lugar estaria sobre um poderoso campo magnético, o que faria com que elas se movessem.

pedra-vale-da-morte

Mistério é revelado por pesquisador americano

Em 2013, o pesquisador Richard Norris, da Universidade da Califórnia, acompanhado de seu primo James Norris presenciou o movimento das pedras e captaram imagens do acontecimento.

pesquisador-pedra-que-anda

A explicação para o deslocamento das pedras é que no período de chuva, é formada uma fina camada de água sobre a terra seca.

Durante a noite, quando a temperatura no deserto cai, essa fina camada de água é congelada.

Ao amanhecer, com o nascer do sol e o aumento da temperatura, o gelo começa a quebrar, criando grandes placas que se descolam com o vento.

Essas placas impulsionam os movimentos das pedras, que se arrastam em uma velocidade de até cinco metros por minuto, formando rastros na areia. A trajetória das pedras é definida pela direção do vento e das placas de gelo.

O fenômeno acaba sendo esporádico devido à escassez de chuva na região.

pedra-deserto-mojave

Fenômeno precisa de baixas temperaturas para ocorrer

Para que as pedras possam “andar”, é preciso que a temperatura fique em torno de 0ºC, enquanto ainda há água na superfície do lago.

Além disso, o vento precisa está forte o suficiente para ajudar no movimento.

pedras-que-andam

Região é de difícil acesso

A área em que ocorre o fenômeno é de difícil acesso e protegida por lei, só sendo permitida a entrada com autorização. Também é proibido acampar no local.

turista-pedra-que-anda

Como o fenômeno ocorre somente em baixas temperaturas, com chuva e ventos fortes, é muito difícil que o fenômeno seja presenciado.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com