Conheça alguns efeitos loucos gerados pela cafeína em seu sangue

0

Se o mundo está ficando sem petróleo, ao menos ainda teremos cafeína. Brasileiros bebem 400 milhões de xícaras de café por dia, isso sem considerar chás, energéticos, refrigerantes e outras fontes.

A cafeína é o psicoativo mais utilizado no mundo e milhões de pessoas dependem dela todos os dias para acordar e trabalhar ou simplesmente para viver. As pessoas ficaram tão acostumadas com a ideia de café e chá como um lanche casual que já é normal culpar a pouca produtividade pela falta de café três vezes por dia.

Como se constata, a cafeína pode fazer algumas coisas muito loucas em seu frágil e insignificante corpo. Conheça alguns:

Você acorda

café 2

Seu cérebro produz uma molécula chamada adenosina, que se liga a receptores em seu cérebro e diminui a atividade neural: é um processo natural que lhe ajuda a conseguir dormir à noite, mas muitas vezes faz você se sentir sonolento durante o dia. Quando você toma café de manhã, a cafeína é rapidamente absorvida pelo sangue e faz o seu caminho pro cérebro. Lá, ela se comporta como um hóspede folgado e se deita na poltrona da adenosina. Mas se adenosina deixa você cansado, a cafeína não – e por isso cada receptor cerebral que se liga com a cafeína é um que não vai cansar. O café não espanta o sono ou o cansaço caso a adenosina já esteja ativa, mas pode adiar seus efeitos.

Você caga

banheiro

A cafeína afeta os músculos, aumenta a atividade e acelera as contrações. E enquanto isso é útil num sentido atlético, é útil também num sentido sedentário quando aplicado aos intestinos. Outra teoria é que a cafeína aumenta a produção de um hormônio que estimula o cólon, o que por sua vez estimula a leitura de jornais num certo cômodo fechado. Mas desde que os pesquisadores reproduziram o efeito usando o café descafeinado, essa teoria perdeu fibra.

Veja também:   Quanto custaria para se tornar o Batman da vida real?

Você luta

café 3

O aumento da energia é um dos muitos efeitos colaterais que a cafeína tem sobre o corpo. Quando a adenosina é impedida de fazer conexões, seu cérebro entra num estado de “luta ou fuga” suave. Isso inevitavelmente libera adrenalina, o que faz o seu coração bater mais rápido e forte e faz com que o açúcar seja lançado em sua corrente sanguínea. Um efeito semelhante pode ser alcançado perto de um animal perigoso, mas não é tão conveniente.

Você se esforça

café corrida

O efeito secundário útil do consumo de cafeína é alcançado como um resultado do aumento do fluxo sanguíneo. Como o coração bate mais rápido, mais sangue se move através de seu corpo e através de seus pulmões, levando ao aumento da oxigenação, o que é de importância crucial durante esforço sustentado e permite que os músculos funcionem de forma mais eficiente e com menos esforço. A cafeína também estimula o metabolismo, o que significa que você está queimando mais calorias quando está fazendo nada. Contudo, desista de emagrecer parado, porque potenciais perdas de peso à base de cafeína são instáveis.

Você se concentra

estudos livro

Ao roubar o sofá da adenosina, a cafeína é uma espécie de facilitador pra serotonina, dopamina e outros neurotransmissores que ajudam o cérebro a falar consigo mesmo. A noradrenalina é um outro neurotransmissor que é produzido em várias partes do corpo e é especialmente bom pra acelerar o funcionamento do cérebro e melhorar a concentração e recuperação de memória. Ele também melhora a função muscular e eficiência. Tudo muito útil se você estiver fugindo de um tigre ou terminar o relatório dentro do prazo.

Veja também:   Adamantium existe? O metal do esqueleto do Wolverine seria viável?

Você se alivia

dor de cabeça

A cafeína é quase uma droga milagrosa. Um desses milagres se chama “vasoconstritor”. Muitas vezes, quando uma pessoa está experimentando uma dor de cabeça, os vasos sanguíneos em seu cérebro se dilatam. A cafeína contraria diretamente esse efeito, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam, ajudando a reduzir a dor. A cafeína é frequentemente adicionada a remédios pra enxaqueca e a combinação de cafeína com aspirina e paracetamol pode melhorar o alívio da dor por até 40% e aumentar os preços dos medicamentos em 140%.

Você se vicia em cafeína

vício

Infelizmente, pra todos os efeitos positivos da cafeína no seu corpo, existem alguns pontos negativos também. Tal como acontece com muitas drogas, a dosagem é a chave. Tudo – até mesmo água – pode fazer mal, se for levado ao extremo. Na maioria das vezes, porém, não é o consumo excessivo de cafeína que causa problemas – pelo menos não a curto prazo -, mas uma queda brusca no consumo. Quando alguém consome de forma consistente altas doses de cafeína, o cérebro se adapta através da criação de mais receptores pra adenosina. Isso produz uma espécie de vício, uma vez que a pessoa se torna mais suscetível a sintomas de abstinência, incluindo dores de cabeça, irritabilidade, sonolência e dificuldade de concentração, pra citar alguns dos mais agradáveis. Levante a mão se isso soa como uma sua manhã antes de começar sua primeira xícara de café. Preocupante? Relaxa, faz um café e volta aqui pra terminar de ler este artigo depois.

Veja também:   Dieta a base de batata frita deixa adolescente cego; entenda

Você caga muito

dor de estômago

Beber muito café não só deixa um gosto ruim na boca, ele também pode ter um efeito negativo nas suas tripas. A cafeína aumenta a produção de ácido no estômago e estimula os músculos em seu intestino. Isso geralmente acontece quando a cafeína é ingerida com o estômago vazio e pode levar ao banheiro em horários irregulares, bagunçando bastante o seu sistema digestivo.

Você não dorme

insonia

Embora possa demorar 15 minutos pra cafeína começar a trabalhar depois de entrar em seu corpo, ela pode levar até seis horas pra sair. E durante todo esse tempo, você está sob sua influência. Isso é ótimo se você ingeri-la no início de um longo turno, mas não tão bom se estiver planejando dormir cedo. Porque com todos aqueles hormônios extras e neurotransmissores flutuando pelo seu sistema, é improvável que você mantenha os olhos fechados – e quando finalmente cair no sono, seu cérebro ficará menos tempo no sono REM – a fase na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Tudo isto gera mais fadiga, o que equivale a mais café. A cafeína certamente usou uma estratégia de marketing eficaz.

Você contrai osteoporose

Osteoporose

Se você já se perguntou como é passar um ano na estação espacial internacional, a cafeína tem a resposta… Pelo menos a um dos efeitos colaterais menos agradáveis ​​da viagem espacial. Isso porque uma das coisas compartilhadas por astronautas e as pessoas que consomem grandes quantidades de cafeína é a perda na densidade óssea. As pessoas com maior risco disso são os idosos, é claro, mas é definitivamente uma possibilidade pra alguém que gosta de artigos como este.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com