Emprego dos sonhos: saiba o que é preciso fazer para ser um astronauta

0

Ser um astronauta pode ser o emprego dos sonhos de muita gente, mas definitivamente não é uma das carreiras mais fáceis de ser seguida. Para sair da atmosfera e ver a Terra lá do alto, é preciso muito mais do que um preparo físico digno de um triatleta, o candidato precisa antes de tudo ser um cientista de nível expert, além de passar por um treinamento bastante rigoroso.

De acordo com a Nasa, o aspirante a astronauta precisa, antes de qualquer coisa ser pelo menos um bacharel em Engenharia, Ciências Biológicas, Ciências Físicas ou Matemática, com raras exceções para outros cursos. A maioria acaba sendo formada por mestres e doutores, já que na concorrência por uma vaga em uma missão, toda e qualquer qualificação é válida e pode fazer a diferença. Também é grande a quantidade de candidatos militares, vindo das forças armadas dos Estados Unidos, no caso da Nasa.

Mesmo após serem aprovados, os candidatos continuam a serem candidatos. São necessários pelo menos 2 anos de treinamento dentro das agências espaciais, onde o ainda aspirante a astronauta estudará assuntos mais específicos e acumulará horas de voo, importantíssimas para que a primeira experiência finalmente aconteça. São feitos inúmeros testes físicos e psicológicos, além de simulações das coisas mais básicas, como cuidar do lixo no espaço, até tarefas mais complexas, como o funcionamento dos módulos de transporte.

Mas vale a pena?

Para o atual Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, vale sim. Mas é preciso muita determinação e até mesmo uma boa dose de paciência, além de todos os pré-requisitos já citados.

Veja também:   Atmosfera da Terra vai além de Lua, diz novo estudo

Pontes começou seu treinamento em 1998, concluindo-o em 2000, embora sua missão tenha ocorrido apenas entre os dias 30 de março e 8 de abril de 2006. Antes disso, se graduou como bacharel em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea, além de ser engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia e outro bacharelado em administração pública, novamente pela Academia da Força Aérea.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com