Muralha? Representação de era do gelo em cidade da Escócia impressiona

0

Quem não se lembra da Muralha que dividia o continente de Westeros em Game of Thrones? Na era do gelo, poderia ter havido algo parecido na Escócia.

  • Sabia que leitor do Acredite Ou Não tem descontos exclusivos e frete grátis na primeira compra em quadrinhos, eletrônicos, livros e QUALQUER produto comprado no site da Amazon? Para garantir, basta realizar a compra clicando por aqui.

Uma simulação mostrou a cidade atual de Dundee, no norte da Grã-Bretanha, e a extensa calota de gelo que cobria a região durante a última era do gelo. Na imagem recortada, é impossível não imaginar Castle Black e a Patrulha da Noite.

As imagens digitais foram feitas por pesquisadores da Universidade de Dundee e da Universidade do Minnesota, nos Estados Unidos. Na era do gelo, a cidade escocesa era coberta por uma camada de gelo de aproximadamente um quilômetro de espessura, algo gigantesco mesmo comparado a uma colina de Dundee que tem 169 metros de altura.

Confira:

O vídeo dá uma boa noção de como a paisagem na região deveria ter sido há aproximadamente 20 mil anos, quando não só a Escócia, mas todas as ilhas britânicas e a região norte da Europa estavam cobertas pela densa camada polar, que se estendia bem além do polo norte, onde fica hoje.

A era do gelo começou a acabar há aproximadamente 15 mil anos, quando o gelo começou a derreter  na região, deixando a paisagem mais próxima do que temos hoje. Isso significa que, em algum momento, a Escócia contou com uma grande Muralha de gelo, nos moldes da que víamos em Game of Thrones.

Os efeitos da glaciação

O vídeo também mostra como o derretimento do gelo alterou o relevo da Escócia naquela parte do país. O próprio Dundee Law, um monte de quase 170 metros de altura, foi provavelmente moldado pelo gelo derretido, escorrendo pelas laterais da colina e alterando a paisagem de forma permanente.

Traços da grande calota, que fazia a Escócia ter uma paisagem mais próxima da atual Groenlândia, podem ser vistos nas atuais montanhas das Highlands, onde o gelo ainda persiste com mais ou menos intensidade desde aquela época. Penhascos, planaltos e baías também foram moldadas pelo derretimento no fim da era do gelo.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com