Por mais que seja ótimo dormir, algumas pessoas enfrentam muitos problemas para pegar no sono durante a noite e usam técnicas populares como chá, banho quente e livros, por exemplo. No entanto, o exército dos Estados Unidos desenvolveu método muito conhecido que é capaz de fazer uma pessoa adormecer em apenas 2 minutos. Confira abaixo.
Sim, imaginamos que você deve ter ficado surpreso ao notar que a solução veio do exército americano. Mas isso não chega a ser uma novidade: afinal, muitos soldados chegam a ficar horas e horas acordados em alerta e qualquer momento de descanso vale demais para os militares.
Esse método foi criado pela Escola Preparatória de Voo da Marinha americana e foi divulgado pela primeira vez no livro “Relax and Win: Championship Performance”, lançado em 1981. E ele garante que consegue colocar qualquer pessoa para dormir em 120 segundos em qualquer hora do dia ou circunstância.
O método ficou um tempo jogado de lado até ser “revivido” por Sharon Ackman, que publicou um texto sobre ele no site Medium.
Antes de explicar o método, vale lembrar que é preciso treinar por seis semanas para seu corpo se adaptar e que ela seria 96% eficaz, mesmo se a pessoa estiver sob o efeito de uma subtância estimulante como a cafeína.
Confira abaixo os cinco passos para dormir em 2 minutos.
1) Encontre a melhor posição
Os pilotos da Marinha aprenderam a adormecer enquanto estavam sentados em cadeiras. Só que o importante mesmo é esquecer que você dormiria melhor em outro local e que o que você tem já basta.
2) Relaxe os músculos do rosto
Você não pode pensar nem mesmo em franzir a testa nesse momento. Também é importante respirar fundo e sentir que sua bochecha, mandíbula e língua estão relaxados.
3) Descanse seu corpo
Fazer o passo acima é dar um sinal para que o cérebro saiba que você quer descansar. E aos poucos, relaxe também seu corpo, começando pelo pescoço e terminando pelos pés.
4) Respire profundamente
Comece a inspirar e expirar lentamente e sinta os músculos de todo seu corpo relaxarem, dando prioridade para os que você domina (se você é canhoto, por exemplo, foque no seu braço esquerdo). Se notar que você ainda não relaxou, volte a contrair os músculos e repita o passo.
5) Não pense em nada
Com certeza, esse é o passo mais difícil de todos, ainda mais com o turbilhão de coisas que vivenciamos durante nosso dia a dia. Mas a Marinha tem uma dica: quando você relaxar, apenas lembre que você está em um local escuro e confortável. Se não dar certo, repita a frase “não pense, não pense” na sua cabeça. Pode parecer besteira, mas já é o suficiente para seu cérebro “desligar” e esquecer os problemas do próximo dia.