Formiga drácula: o animal com a mordida mais potente do mundo

0

Esqueça os grandes felinos, tubarões ou crocodilos, a mordida mais potente do mundo entre os animais vem de uma aparentemente inofensiva formiga. A Mystrium camillae, popularmente conhecida como formiga drácula, tem as mandíbulas mais poderosas que existem, realizando movimentos que podem atingir uma velocidade de 320 quilômetros por hora.

Toda essa potência e velocidade, que chega a ser 5 mil vezes mais rápida do que um piscar de olhos de um ser humano, tem a ver com os hábitos de caça da formiga. “Essa alta velocidade de aceleração dos ataques que cria as forças de alto impacto é necessária para seus comportamentos predatórios e defensivos. Essas formigas são fascinantes. Suas mandíbulas são muito incomuns”, afirma o entomologista Andrew Suarez, professor de biologia animal da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Para observar o movimento de mordida da formiga drácula, cientistas usaram câmeras de altíssima resolução, com a intenção de capturar o movimento em detalhes. A mordida da formiga drácula já era conhecida pela ciência, mas não havia sido detectada ainda sua velocidade exata, que foi considerada a mais alta para qualquer movimento feito por um animal.

Os pesquisadores também realizaram testes com raios-X e descobriram que a potência e velocidade da mordida vêm do fato de que a mandíbula dessas formigas é diferente das outras espécies e funciona como uma espécie de mola, que impulsiona o movimento de forma muito rápida e forte.

Pancadaria

A formiga drácula tem sido comparada ao camarão mantis, ou camarão louva-a-deus, uma espécie de crustáceo conhecida por matar suas presas com socos que são desferidos a até 80 quilômetros por hora. Ainda assim bem mais fracos do que a mordida do inseto, mas suficiente para quebrar carapaças de caranguejo e outros crustáceos.

Veja também:   10 fatos e curiosidades da sonda InSight, que acaba de pousar em Marte

Sabe-se que a lagosta boxeadora, como também é conhecida, usa o movimento para caçar. No entanto, os pesquisadores ainda não entendem exatamente como a mordida da formiga drácula é usada na rotina do formigueiro. Esse deve ser o próximo passo do estudo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com