Furacão Maria sobe para categoria 5 e devasta Dominica; veja vídeo

0

O furacão Maria chegou à categoria 5, a de maior intensidade entre os fenômenos do tipo. Seu olho atinge nesta terça-feira (19) o arquipélago francês de Guadalupe, em particular o sul, onde as autoridades pediram à população que permaneça confinada. Foi decretado alerta vermelho em outras duas ilhas, as de San Martín e São Bartolomeu.

Segundo boletim do Guadalupe de Météo France, no sul são esperados ventos de 180 quilômetros por hora (km/h), com rajadas de 220km/h ou até superiores, durante várias horas. As ondas devem superar os 10 metros de altura.

Em Dominica, a destruição foi “generalizada” e “acabou com tudo”, de acordo com o primeiro-ministro Roosevelt Skerrit, que precisou ser resgatado depois que sua casa sofreu graves danos. O premier disse temer a confirmação de que há pessoas mortas e feridas, “como resultado dos prováveis deslizamentos de terra provocados pelas chuvas persistentes”.

“Eu fui resgatado”, disse o premier, antes de avisar que estava a “mercê do furacão. A casa está inundando”. “Até agora, perdemos tudo o que o dinheiro pode comprar e substituir”, disse ele, em sua mensagem. Os “ventos varreram os telhados das casas de quase todas as pessoas com quem já conversei. O telhado da minha própria residência oficial foi um dos primeiros a sair voando”, completou.

Veja um vídeo do furacão Maria captado em Dominica, com ventos a 209 km/h:

Danos

O furacão tinha se aproximado de outra ilha francesa mais ao sul, a Martinica, causando apenas danos materiais limitados. Segundo as primeiras informações divulgadas pela prefeitura, 33 mil casas tinham ficado sem energia elétrica.

Quanto a San Martín e São Bartolomeu, que sofreram destruições catastróficas com a passagem do furacão Irma, o serviço Météo France lembra, em seu boletim de vigilância vermelha para os territórios, que entre a tarde de terça e quarta-feira haverá ventos de 80 a 90km/h, com rajadas de 120 a 140km/h e ondas de 6 a 7 metros. Além disso, estima-se que as chuvas podem superar os 100 litros por metro quadrado.

Irma

As Pequenas Antilhas ainda estão sob o choque do furacão Irma, também de categoria 5, que deixou pelo menos 26 mortos no Caribe, a sua maioria em Porto Rico e Cuba. Esse ciclone, que chegou aos 295km/h, destruiu quase totalmente a pequena ilha de Barbuda, de 1,6 mil habitantes.

* Com informações de Agência Brasil



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com