Guerra entre chimpanzés foi a primeira travada entre animais; entenda

0

Em 1974, na Tanzânia, ocorreu a única guerra registrada entre animais. Dois grupos de chimpanzés entraram em conflito praticamente declarado, em uma cena que poderia ter saído de qualquer um dos filmes da série Planeta dos Macacos.

Veja também:   Se macacos pudessem falar, como eles soariam?

O conflito ocorreu no Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia e assim como a Primeira Guerra Mundial humana, começou com um assassinato. O chimpanzé Godi foi cercado e morto por oito indivíduos de sua espécie.

O primatologista britânico Richard Wrangham reconta a cena. “Um deles conseguiu agarrar um de seus pés, outro lhe prendeu pela mão. Ele foi imobilizado e surrado. O ataque durou mais de cinco minutos e, quando o deixaram, ele mal conseguia se mover”, afirmou à BBC.

A morte de Godi foi o estopim de um conflito que os estudiosos chamam de “A Guerra dos 4 Anos”, onde duas facções de chimpanzés praticaram violência durante esse período uma contra a outra. Uma dominava o norte do parque Gombe, a outra o Sul. Eram chamadas Kasakela e Kahama, respectivamente.

Relatos da primatologista Jane Goodall, que acompanhou a guerra, mostram todo o tipo de violência, assassinatos, espancamentos e roubos realizados entre os grupos rivais de macacos. Ataques coordenados eram comuns e quando um grupo encontrava um indivíduo da facção inimiga, geralmente o surrava, muitas vezes até a morte.

Demonstrações de poder como subir em árvores muito altas, atirar galhos e pedras e gritos em bando eram comuns, sempre com a intenção de intimidar os adversários.

Game of Chimpanzés

Os verdadeiros motivos por trás da guerra dos macacos ainda são um mistério, mas três indivíduos podem ter sido os verdadeiros “cabeças” por trás dos ataques, em um verdadeiro Game of Thrones primata.

Humphrey era um chimpanzé grande, do grupo do norte. Ele tinha como rivais os macacos chamados Charlie e Hugh, ambos do sul. A escassez de fêmeas para reprodução na época e a briga territorial dos três machos alfa provavelmente foram os motivos que levaram ao conflito, que foi vencido por Humphrey e os macacos do norte.

Goodall resume a guerra com certa tristeza. “Só fez com que os chimpanzés se parecessem ainda mais conosco do que se pensava”, disse.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com