Nova nota de 200 reais significa que inflação está alta? Entenda

0

O Governo Federal anunciou o lançamento de uma nova cédula, de 200 reais. A novidade causou polêmica e trouxe de volta o medo da inflação, antigo fantasma do passado, onde as notas continham valores cada vez mais altos e o dinheiro estava cada vez mais desvalorizado.

Nem mesmo o simpático lobo-guará, que vai estampar a cédula, ou os memes em torno disso, tranquilizaram as pessoas.

Quem viveu a época da inflação em alta, em meados dos anos 80 até o início dos anos 90, ficou um tanto preocupado com o anúncio da nova cédula de 200 reais.

No entanto, os economistas garantem que as pessoas podem ficar tranquilas. A inflação em 2020 deve fechar abaixo de 2%, bem diferente dos tempos onde ela podia variar consideravelmente do dia para a noite.

O Banco Central está justificando a criação da nota de 200 reais, entre outros motivos, pela pandemia de covid-19.

Segundo dados do governo, o uso de cédulas aumentou durante a pandemia, sendo assim necessária a criação de uma cédula de valor mais alto do que as de 100 reais, que já existem.

O animal homenageado dessa vez será o lobo-guará, espécie típica do Brasil e maior canídeo da América do Sul.

Ele se junta à tartaruga de pente, ao mico-leão dourado, à garça, à arara vermelha, a onça pintada e à garoupa como símbolos da moeda brasileira, que já teve também o beija-flor estampando as notas de 1 real, já descontinuadas.

Hiperinflação

Durante a segunda metade da década de 80 e início da década de 90, ir ao supermercado poderia ser um pesadelo para o brasileiro.

A inflação chegava a níveis estratosféricos, obrigando o governo a encontrar soluções como as mudanças de cédulas, que ganhavam novos “zeros” na frente da quantia.

Em 1994, entra em vigor o chamado Plano Real, que funciona até hoje e introduz o Real como moeda no Brasil. A inflação foi se acumulando desde então, mas nunca da forma vertiginosa como no passado.

Mesmo assim, como curiosidade, vale a pena notar que uma cédula de 200 reais como a que será lançada, valeria mais de 1200 reais lá em 1994, no início do Plano Real.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com