5 histórias médicas recentes que vão explodir sua mente

0

A cada ano, certas notícias se destacam em relação às outras. De doenças misteriosas a acontecimentos estranhos, um punhado de pessoas infelizes são apontadas para serem nomeadas em uma série de histórias bizarras. Estes casos são totalmente fora do comum, levando-nos a acreditar que, pelo menos no campo da medicina, nada é absolutamente impossível. Confira 5 histórias médicas recentes um tanto estranhas.

histórias médicas

5 histórias médicas recentes que vão explodir sua mente

 

1. Nada de Sudoku

sudoku

Em 2008, um alemão de 25 anos de idade estava esquiando em uma viagem com um amigo quando ele ficou preso por uma avalanche e bateu inconsciente. Em cima de um quadril quebrado e baço rompido, o incidente o deixou com pequenos espasmos musculares que o atormentavam sempre que ele se movia.

Em parte, isso foi causado pela privação de oxigênio que ele experimentou sob a neve. Mas não é fácil sobreviver a uma avalanche, e ele era um sobrevivente de sorte. Logo, estava no caminho da recuperação.

Mas a história não terminou aí. Várias semanas depois, ele fez uma descoberta surpreendente. Sempre que tentava resolver enigmas do Sudoku, as convulsões se desenvolviam em seu braço esquerdo. Estranhamente, elas imediatamente desapareciam quando ele parava de resolver.

Depois que os médicos examinaram seu cérebro, descobriram que as convulsões foram desencadeadas por uma atividade extenuante no lobo parietal central direito, uma parte do cérebro que lida com o processamento de informações visuoespaciais. Sempre que a imaginação 3D do homem era ativada, como imaginar números tridimensionais enquanto resolvia Sudoku, as convulsões voltavam.

O motivo? Quando enterrado sob a neve, ele sofreu de hipóxia, uma condição em que o cérebro e os tecidos não recebem oxigênio suficiente. Isso levou à morte das fibras inibitórias do seu cérebro, o que resultou em uma sobrecarga no córtex sempre que ele o usava.

A boa notícia é que a fisioterapia foi capaz de diminuir os espasmos musculares, melhorando sua qualidade de vida. A má notícia era que o homem não tinha escolha a não ser dar o Sudoku, seu passatempo favorito.

2. Dentes no cérebro

dentes no cérebro

Uma criança de quatro meses de idade foi diagnosticada com um tumor cerebral raro. Os médicos começaram a se preocupar quando sua cabeça cresceu mais rápido do que o normal e os exames concluíram que havia uma massa em seu cérebro. Mas, estranhamente, os exames também mostravam algo mais – algo pequeno, ósseo e muito, muito estranho. Depois que foi removido durante a cirurgia, o tumor revelou que haviam vários dentes totalmente crescidos no cérebro da criança.

Tão estranho como a condição era, já tinha um nome: craniofaringioma. No entanto, esta foi a primeira vez em que os dentes realmente foram encontrados no cérebro de alguém.

Embora este caso foi de apenas um tipo, dentes que foram desenvolvidos em outras partes do corpo têm sido ouvido falar com bastante frequência. Teratomas, um tipo diferente de tumor, são capazes de formar ossos, cabelos, dentes, e horrivelmente, dedos e membros inteiros. Alegadamente, em outro caso, uma mulher tinha um nódulo contendo uma cabeça, olhos e órgãos, enquanto ossos foram encontrados em outras partes do corpo.

Embora possa ser aterrorizante imaginar partes do corpo que crescem de um tumor, isso tudo não é difícil de explicar. Os tumores são massas de células que se dividem incontrolavelmente. Em algum lugar ao longo da caminho, essas células fazem coisas que não são supostamente, como recriar um sangrento e parcialmente humano formado. Embora nem todos os teratomas se assemelhem a adereços de um filme de terror, eles ainda são fascinantes para serem contemplados e estudados.

3. Queimadura durante cirurgia

queimadura cirurgia

Em 2005, Rita Talbert, de 59 anos, realizou todos os procedimentos para sua cirurgia de tireoide na Virgínia. No entanto, quando ela acordou uma semana depois, estava com uma grande dor e mal podia se reconhecer no espelho. Sua carne parecia ter se derretido e sua boca, queixo e nariz foram horrivelmente desfigurados.

Descobriu-se que ela havia acidentalmente sofrido queimaduras de segundo e terceiro graus durante sua operação. Isso parece algo muito estranho, afinal, os hospitais são supostamente os lugares mais seguros onde você poderia acabar e a sala de cirurgia deveria ter sido monitorada por uma vigilância constante. Como alguém queima espontaneamente durante uma cirurgia?

Na verdade, este tipo de acidente cirúrgico é muito mais comum do que você imagina. Os incêndios cirúrgicos afetam de 550 a 650 pacientes por ano, e de 20 a 30 deles sofrem queimaduras dolorosas, mutilando-os.

Mas como exatamente isso acontece?

Cirurgiões e anestesiologistas usam instrumentos que têm calor, oxigênio e combustível, que são as ferramentas ideais para iniciar um incêndio. Um lapso de comunicação entre o cirurgião e os assistentes pode resultar neste erro potencialmente fatal.

4. Batata como contraceptivo

batata anticoncepcional

Em 2014, uma jovem colombiana foi hospitalizada após ter sofrido intensas dores abdominais. A causa? Não era nada mais alarmante do que uma batata. Por duas semanas, tinha crescido raízes dentro de sua vagina depois que ela colocou lá como um contraceptivo. Felizmente, ela foi tratada com sucesso.

No início, esta história pode parecer cômica, talvez até inacreditável. Não é todos os dias que as enfermeiras encontram raízes crescendo dentro de uma vagina e qualquer um pode ver que um vegetal de raiz simples não vai impedir uma gravidez.

Mas há uma parte mais escura e muito mais triste nessa história. A própria mãe da mulher lhe disse para ela fazer isso – não como brincadeira ou castigo, mas como conselho genuíno. Pessoas de países menos desenvolvidos não são privilegiadas com uma boa educação.

Apesar de existirem leis que exigem educação sexual nas escolas latino-americanas, elas raramente são implementadas. Devido a essa falta de conhecimento, os jovens da América do Sul e de outros lugares mantêm práticas sexuais inseguras.

Isso promove a propagação de doenças, abuso sexual, gravidez indesejada e milhões de crianças indesejadas. Os contraceptivos de batata são apenas um dos efeitos mais leves desta lacuna educacional.

5. Cegueira por uso do celular

cegueira pelo celular

A cegueira é causada por muitos fatores. Mas para duas mulheres no Reino Unido, elas ficaram temporariamente cegas por um fator totalmente inesperado: seus smartphones.

Uma das mulheres teve problemas para ver com um dos seus olhos. Ela estava vendo o telefone enquanto estava deitada na cama em um quarto escuro. Aconteceu várias vezes por semana durante um ano. Um olho não foi afetado. O outro só seria capaz de ver esboços fracos de objetos, embora ele voltasse ao normal no dia seguinte.

A outra mulher seria incapaz de ver com um olho quando ela saia da cama na parte da manhã, embora tudo ficasse normal após 15 minutos. Isso ocorreu por seis meses.

Os casos estão ligados de uma maneira. Ambas as mulheres usaram seus telefones celulares por vários minutos antes de dormir enquanto estavam deitadas em suas camas. Embora pareça alarmante, a cegueira temporária pode ter uma causa simples.

Médicos levantaram a hipótese de que um de seus olhos tinha sido inadvertidamente bloqueado pelo travesseiro, deixando o outro olho para ver o celular. Como resultado, um se ajustou à escuridão enquanto o outro se ajustou à luz. Quando o telefone foi desligado, o olho adaptado à luz lutou para se adaptar à súbita escuridão, levando à sensação de estar cego.

 

FONTE



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com