Por que os pandas são preto e branco?

0

O panda-gigante preto e branco é um dos animais mais reconhecíveis do planeta, isso devido a sua cor única. Mas você já se perguntou por que eles tem essas duas cores específicas?

Basicamente é para se esconder de predadores, tanto na neve quanto em ambientes mais escuros. Além disso, os grandes círculos negros em torno dos olhos de um panda, podem ajudar a outros pandas a reconhecê-lo, dizem os pesquisadores.

Segundo o principal autor do estudo, Tim Caro, professor do Departamento de Vida Selvagem, Peixes e Biologia de Conservação na Universidade da Califórnia, entender por que o panda-gigante (Ailuropoda Melanoleuca) tem uma coloração tão marcante, tem sido uma questão de longa data na biologia, isso porque é difícil entender o por que de nenhum outro mamífero ter essa aparência, tornando analogias difíceis de serem feitas.

Para tentar entender o caso, Caro e seus colegas olharam fotos de pandas e de outras 195 espécies carnívoras, incluindo 39 subespécies de ursos. Eles então observaram a coloração em cada região dos corpos desses animais, e as compararam com regiões do corpo do panda.

A descoberta no estudo foi tratar cada parte do corpo como uma área independente, afirma Caro.

A equipe de pesquisa tentou combinar as áreas de pelagem de cor escura com diferentes variáveis ecológicas e comportamentais para descobrir sua finalidade.

Depois de passar por muitas comparações, os pesquisadores determinaram que as partes brancas do panda-gigante – face, pescoço, barriga e traseiro – ajudam o animal a se esconder na neve. Já os seus braços e pernas que tem uma pelagem preta, ajudam o animal a se esconder em locais mais escuros.

A coloração preta e branca do panda-gigante não pareceu estar envolvida na regulação da temperatura ou na coloração disruptiva (um tipo de camuflagem em que as marcas de um animal não coincidem com a forma do seu corpo). Os pesquisadores também não encontraram evidências de que os círculos escuros ao redor dos olhos do panda ajudam a reduzir a claridade recebida nos olhos.

urso-panda-pelagem-acredite-ou-nao

É possível que a coloração do panda seja um resultado de sua restrita dieta. Pandas são conhecidos por comer quase exclusivamente bambu. No entanto, eles não têm as bactérias intestinais para digerir eficientemente plantas mais robustas. Em vez disso, os pandas têm bactérias intestinais que se assemelham aos seus antepassados carnívoros, os “grandes ursos”.

Como os pandas recebem tão pouca nutrição e calorias por se alimentarem basicamente de bambu, eles não podem armazenar gordura suficiente para entrar em hibernação durante o inverno. Assim, os pandas devem permanecer ativos durante todo o ano, percorrendo longas distâncias através de diferentes tipos de habitats, desde de montanhas nevadas à florestas tropicais em busca de alimento.

Os pesquisadores propõem que, como o panda-gigante é incapaz de renovar sua pelagem. suficientemente. rápido para coincidir com diferentes habitats, ele evoluiu para ter uma pelagem branca e preta, que serve tanto para lugares escuros quanto para ambientes claros. como a neve.

No entanto, as marcas pretas na cabeça do panda não são usadas para se esconder de predadores, mas sim para se comunicar. As orelhas pretas dos ursos podem ajudá-los a expressar sua agressividade como um aviso aos predadores. Além do mais, os grandes círculos pretos em torno de seus olhos podem ajudar os pandas a se reconhecerem, ou sinalizar hostilidade a outros pandas, afirma Caro.

O esforço de Caro e sua equipe foi bastante árduo. Encontrar e catalogar milhares de imagens e marcar mais de 10 áreas por imagem de mais de 20 cores possíveis, foi algo bastante trabalhoso. Às vezes, responder o que parece ser a mais simples das perguntas, leva centenas de horas de trabalho duro, diz Ted Stankowich, que é o co-autor do estudo e professor assistente de biologia na Universidade Estadual da Califórnia.

Fonte



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com