Igual, mas diferente: qual a diferença entre Holanda e Países Baixos?

0

Seja por jogos traumáticos em Copas do Mundo de futebol ou pelas tulipas, moinhos de vento e tamancos de madeira, todo mundo conhece a Holanda. Ou os Países Baixos? A confusão com os nomes é comum, já que o país é muitas vezes referido por ambos, mas o governo local resolveu esclarecer as coisas e de agora em diante, eles querem ser chamados por seu nome real. Você sabe qual é?

A verdade é que o nome da Holanda é Países Baixos mesmo, no plural. Isso porque a nação é constituída por 12 territórios, ou países, e boa parte deles fica localizada praticamente abaixo do nível do mar. Se não fossem os diques e barreiras, além das bombas de sucção de água movimentadas pelos moinhos de vento, provavelmente os Países Baixos seriam bem menores, como eram até meados do século XIV, antes da drenagem começar.

Holanda mesmo, na verdade, são duas. Tratam-se de dois dos 12 territórios que formam os Países Baixos, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul. A confusão acontece porque durante grande parte da história da nação, ela foi comandada por dinastias holandesas, ou seja, nativas dessas províncias.

Lá ficam também os principais portos e grandes cidades, de onde entravam e saíam as mercadorias. No final das contas, em alguns idiomas, como é o caso do português e do espanhol, Holanda virou sinônimo de países baixos, incluindo o gentílico, holandês, que na verdade devia ser neerlandês, de Nederland, nome do país na língua local.

Veja também:   Maior serial killer dos EUA é descoberto e número de mortes impressiona

Acertando o nome

O governo neerlandês atualmente está em uma grande campanha, envolvendo várias empresas privadas e órgãos governamentais, para que o país seja conhecido no exterior pelo nome correto: Países Baixos. Os símbolos como a tulipa e a cor laranja, que vem da monarquia local, comandada pela Casa de Orange, devem ser mantidos.

Os neerlandeses passarão a competir nos Jogos Olímpicos como Países Baixos, começando já em Tóquio 2020. O mesmo deve acontecer em outras competições e até sites como Holland.com, o portal de turismo do país, devem mudar de nome.

Há pouco tempo, outro país da Europa resolveu tomar a mesma medida. A República Tcheca, formada após a dissolução da antiga Tchecoslováquia, agora prefere ser chamada de Tchéquia. Será que dá para acostumar?



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com