Imperador do Japão pode causar novo bug do milênio no país

0

Quem se lembra do medo do chamado bug do milênio, que poderia acontecer na virada de 1999 para 2000? A ameaça paira de novo sobre o Japão e o culpado é ninguém menos do que o Imperador Akihito, além do calendário tradicional japonês, que é bem diferente do nosso e muito usado por lá.

O calendário usado no cotidiano no Japão é baseado nos anos de reinado de cada imperador. Akihito, aos 84 anos de idade, anunciou que irá abdicar do trono em favor de seu filho, Naruhito, encerrando assim seu período de 30 anos como Imperador do Japão, sendo o último monarca no mundo a ostentar o título de imperador.

Acontece que nos 30 anos em que Akihito esteve no poder, o mundo passou por uma grande revolução tecnológica, da qual o Japão é uma parte extremamente importante e é aí que começa o problema com o calendário.

Quando Naruhito assumir o trono de seu pai, um novo ciclo vai se iniciar no calendário japonês e isso pode causar alterações em todos os sistemas informatizados do país, que vão desde o pagamento de impostos, passando por correios e qualquer outro tipo de serviço, do mais básico ao mais complexo, já que o calendário japonês é amplamente usado no dia-a-dia.

Bug do milênio

Quem é mais novo com certeza não faz ideia do pânico que tomou conta do mundo pouco antes da virada de 1999 para 2000. Em uma época em que a tecnologia começava a dominar várias áreas da sociedade, esperava que a mudança de dígito fosse mergulhar o mundo em um verdadeiro caos.

Assim como está acontecendo hoje no Japão, especialistas trabalharam em uma forma de driblar o bug do milênio e problemas até aconteceram, mas de forma bastante pontual e solucionável. Esperamos que o “bug do imperador” tenha o mesmo desfecho e que entre para a história como só mais uma maluquice tecnológica.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com