Como seria se um hacker roubasse suas impressões digitais?

0

A proteção de senhas e acessos por impressões digitais promete um nível de segurança superior ao das senhas comuns, mas e se um hacker tiver acesso a isso? Obviamente, mais tecnológico, o sistema de segurança chamado de biometria, que libera o acesso através de digitais, reconhecimento facial, íris e outros pode ser uma dor de cabeça para o usuário, caso seja burlado.

A verdade é que, apesar de ser mais seguro em teoria, o sistema de biometria pode ser muito mais perigoso se for invadido por um hacker, o que infelizmente está ficando cada vez mais comum. O motivo, segundo os especialistas, é muito simples: caso uma senha seja roubada, basta que o usuário mude essa senha para que o ladrão ou hacker perca o acesso. Já uma impressão digital, rosto ou íris não pode ser simplesmente mudado.

No Reino Unido, a empresa Biostar 2 sofreu com um ataque desse tipo. Uma vulnerabilidade em seu sistema fez com que dados de milhares de pessoas fossem expostos, incluindo aí as digitais e outras senhas biométricas usadas pela empresa, que presta serviço a diversas outras companhias, bem como a polícia e alguns bancos britânicos. Os hackers ainda divulgaram em plataforma aberta informações como nomes, endereços e telefones, além de conseguirem criar novas contas, facilitando assim o acesso de outras pessoas.

Em outras palavras, é como conseguir entrar em um presídio e não só ter acesso a todos os internos, mas também controlar os portões de entrada e saída do lugar.

Veja também:   Tem medo de palhaço? A ciência explica o que está por trás da famosa fobia

Roubo perpétuo

O problema com a biometria é que se hackers tiverem acesso a essas informações, podem, teoricamente, usá-las por tempo indeterminado para acessar o que conseguirem, já que não há como alterar senhas biométricas. Em sistemas de segurança mais simples que fazem uso de biometria, como os de celulares, por exemplo, não é nada difícil usar essas informações para burlar a entrada.

Os sistemas de bancos costumam ser um pouco mais rígidos e é por isso que às vezes acabamos até nos irritando na hora de usá-los. Acontece que eles são configurados para serem mais rígidos e precisos, fazendo com que um pequeno erro de posicionamento, por exemplo, já barre a tentativa.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com