Inteligência Artificial aprende a manipular escolhas humanas

0

O desenvolvimento da inteligência artificial frequentemente deixa todo mundo espantado e dessa vez não foi diferente. Elas entendem melhor agora a mente humana e podem até mesmo manipular as nossas escolhas até certo ponto.

Isso deve fornecer muito material para os pesadelos daqueles que temem que as máquinas um dia vão se voltar contra os seres humanos.

Os autores do estudo que provou essa capacidade da inteligência artificial avisam ao mesmo tempo que não há motivo para pânico, mas isso mostra o potencial assombroso que o machine learning tem.

Inteligência artificial é algo usado hoje no desenvolvimento de vários produtos e serviços no nosso dia-a-dia, muitas vezes sem o nosso conhecimento.

Testes foram feitos por pesquisadores australianos envolvendo jogos em que pessoas enfrentavam ou eram ajudadas por inteligência artificial, com base em escolhas.

O que foi observado é que a máquina conseguia analisar e identificar o padrão de escolha das pessoas e usar isso a favor desses jogadores, quando programadas para isso, ou contra eles, quando era o caso.

Embora os resultados pareçam ainda um tanto abstratos – e de fato são – o estudo tem como objetivo mostrar os caminhos nos quais a inteligência artificial ainda pode evoluir.

Ao que parece, ainda há muito a ser feito e os potenciais dessa tecnologia não são menos do que gigantes. As habilidades demonstradas também parecem assustadoras vistas de determinado ângulo, mas tudo isso pode ser usado a favor das pessoas, ao invés de contra.

O futuro depende de nós

É altamente improvável, para não dizer impossível, que a inteligência artificial evolua a ponto de poder querer se voltar contra a humanidade.

Na verdade, como essa tecnologia vai ser usada, é algo que depende exclusivamente da aplicação que os próprios seres humanos darão a ela.

Para isso, órgãos que regulamentam e fiscalizam a ética no desenvolvimento tecnológico, para garantir que todo esse avanço continue sendo seguro.

A inteligência artificial ainda tem muito a evoluir e essa evolução só será positiva se a ética humana melhorar também paralelamente.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com