Mãe luta contra a internet para retirar memes do filho com doenças terminais

0

Grayson Smith é um garoto de três anos de idade, que nasceu com uma série de doenças terminais, como um defeito no coração e protuberâncias do tecido cerebral em várias partes de seu crânio, além de epilepsia e apneia. Os médicos lhe deram apenas duas semanas de vida, mas ele continua a desafiar os prognósticos que lhe foram dados.

Para relatar a vida do filho, a mãe de Grayson, Jenny Smith, criou uma página na Facebook chamada Grayson’s Story (A história de Grayson), na qual documenta fotos e vídeos do menino, como forma de arrecadar dinheiro para seu tratamento. Mas ela não imaginava que as imagens logo se tornariam motivo de piada nas redes sociais.

Combate às piadas

memes-filho-doenca-terminal-02

Jenny se mostrou em choque ao perceber que uma das fotos do filho tinha se tornado meme na internet. Na imagem, Grayson sorria e segurava uma abóbora, mas a legenda dizia: “A cara que você faz quando seus pais na verdade são primos”, em clara referência a aparência do garoto.

Jenny não deixou barato e decidiu combater qualquer imagem que fizesse piada com seu filho: “Quando vi o meme, meu coração deu um salto: era o primeiro passeio de Grayson em uma plantação e pela primeira vez ele havia escolhido uma abóbora. Decidi brigar porque não queria que ninguém se apropriasse do que havia sido um dia tão especial e o transformasse em algo tão cruel”, disse, em entrevista para a BBC.

Dificuldade e resposta

memes-filho-doenca-terminal-03

Jenny entrou em contato com as redes sociais em que as imagens foram divulgadas e os administradores dos sites que estavam compartilhando o meme. Alguns atenderam o pedido, enquanto que outros ignoraram.

Mas ela também decidiu utilizar o bom humor para combater as imagens maldosas: Jenny criou o chamado “meme do bem”. Em uma das fotos, por exemplo, ela segurava Grayson, que utilizava uma camiseta de super herói, acompanhada da legenda: “a cara que você faz quando segura o seu herói”.

Caso semelhante

memes-filho-doenca-terminal-04

AliceAnn Meyer passou por situação semelhante à de Jenny Smith. Seu filho Jameson, de 4 anos, sofre de doenças terminais, como craniossinostose, anomalia causada pela fusão prematura das suturas dos ossos do crânio, e é associada a mutações genéticas.

Em uma das imagens divulgadas, o rosto de Jameson foi comparado ao de um cachorro. AliceAnn conseguiu fazer com que muitos sites e páginas do Facebook tirassem a foto do ar, mas acaba reaparecendo de vez em quando.

E AliceAnn também utilizou a mesma estratégia de Jenny: começou a publicar memes positivos com a imagem do filho, para celebrar sua vida.

“A única coisa que eles conseguiram foi nos tornar mais fortes: nossa comunidade se uniu e essas condições médicas estão sendo mais conhecidas. E a crueldade deles ajudou nossas famílias a transformarem isso em uma experiência positiva”, disse Jenny Smith.



Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda.
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com