Marte já teve anéis? Evidências científicas indicam que sim; entenda

0

Se Marte já parece exótico aos nossos olhos terrestres do jeito que ele é atualmente, como seria se o planeta vermelho tivesse anéis? Ele já foi assim.

Os cientistas estão encontrando cada vez mais evidências de que o nosso planeta vizinho já ostentou um sistema de anéis mais ou menos similar ao de Saturno. Para ter certeza disso, eles observam pistas desses anéis nas luas de Marte.

As luas Phobos e Deimos possuem relação direta com os cada vez mais prováveis anéis marcianos. A primeira, maior das duas, pode ser inclusive o único vestígio desses anéis, conforme um estudo anterior mostrou.

Sua formação indica que ela é o resultado do impacto de um asteroide que lançou detritos do planeta em sua órbita. Esses detritos primeiro se agruparam em um sistema de anéis, depois deram origem a Phobos.

E agora Deimos, a menor das luas de Marte, parece provar a tese de sua irmã maior. Os pesquisadores estão analisando a órbita de Deimos ao redor do planeta vermelho e estão notando anomalias, dados já conhecidos mas que não eram considerados importantes.

Acontece que a forma com que Deimos orbita Marte, mostra que em algum momento, houve um sistema de anéis por ali, que acabou alterando essa órbita da lua menor.

Esse sistema de luas pode indicar algo ainda mais impressionante. É possível que Marte não só tenha tido anéis no passado, como volte a ter no futuro, em um ciclo envolvendo as duas luas, principalmente Phobos.

O Senhor dos Anéis

Deimos está mais distante de Marte do que Phobos. A lua maior está não só mais próxima, mas também chega cada vez mais perto, cerca de 1,8 centímetros a cada ano. Com isso, espera-se que daqui a 100 milhões de anos, ela atinja o chamado limite de Roche.

Quando isso acontecer, ela estará tão perto do planeta vermelho, que sua gravidade deve quebrar Phobos, deixando-a menor.

Enquanto isso, seus detritos provavelmente formariam um novo sistema de anéis. Enquant isso, Deimos sofre novas alterações em sua órbita, servindo de testemunha do ciclo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com