Menina de 5 anos pede à Nasa que volte a classificar Plutão como planeta

0

Em 2006, Plutão foi rebaixado de categoria e passou a ser considerado um planeta anão. 12 anos depois, a decisão da União Astronômica Internacional (UAI) ainda não foi bem aceita, principalmente por Cara-Lucy O’Connor, uma irlandesa de 5 anos de idade.

A menina, inconformada com a classificação, enviou uma carta para a Nasa justificando sua discordância. Os argumentos dela são absolutamente irrefutáveis. “Eu realmente acho que Plutão deveria ser um planeta de novo porque eu assisti a um vídeo chamado ‘Vamos Conhecer Os Planetas’ e Plutão estava no fim. Em outro vídeo, porém, Plutão estava na lata de lixo e foi assustado pela Terra. Isso foi muito feio”, escreveu.

A agência espacial americana respondeu a carta de O’Connor, que afirmou que pretende ser uma astronauta e visitar todos os planetas da Via Láctea (cerca de 17 bilhões segundo estimativa).

O encarregado da resposta foi James Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da Nasa. “Concordo que Plutão é muito legal. É um mundo fascinante que parece estar mudando o tempo inteiro. Para mim, a coisa mais importante não é se Plutão é um planeta anão: é que ele é um lugar incrível que precisa continuar a ser estudado”, escreveu o cientista.

Green disse que espera ver O’Connor em breve na Nasa e agradeceu a carta da menina.

Rebaixamento

Descoberto em 1930, era considerado o último planeta do Sistema Solar. Nos anos 90 essa classificação começou a ser questionada, quando foi determinada a localização do planeta no Cinturão de Kuiper, considerado a fronteira final do Sistema Solar.

Em 2005, um corpo celeste denominado Éris foi descoberto para além de sua órbita, com um tamanho similar, mas com massa 27% maior. Inicialmente, cogitou-se incluir Éris como o décimo planeta.

Porém, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) refez a classificação de corpos celestes e criou a definição de planeta anão, onde Plutão e Éris foram incluídos. Dessa forma, o Sistema Solar passou a ter apenas 8 planetas, com Netuno sendo o último deles.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com