Um garoto de 13 anos, no estado americano de Maryland, sofreu um acidente inusitado. Um prego de 6 polegadas (pouco mais de 15 centímetros) perfurou seu cérebro. Ele, com muita sorte, conseguiu sobreviver.
Darius Foreman estava ajudando seus primos na construção de uma casa na árvore, quando caiu e foi atingido na cabeça por uma placa de madeira onde um parafuso estava fixado. O objeto perfurou o crânio e a parte superior do cérebro do menino.
A área do cérebro atingida é chamada seio sagital superior, localizada exatamente entre as duas metades do cérebro, possui uma veia que leva o sangue do cérebro de volta ao coração. O neurocirurgião pediátrico Alan Cohen, do hospital John Hopkins explicou a gravidade da situação. “Ele estava a um milímetro de sangrar até a morte”, disse o médico à CNN.
Antes de remover o parafuso do cérebro de Darius, os médicos tiveram que lidar com a tábua, na qual o parafuso continuava fixado. Com cerca de 1 metro e meio de comprimento, o objeto dificultou até mesmo a entrada do menino na ambulância, tendo que ser serrada ao meio ainda no local do acidente.
Mesmo cortada ao meio, a tábua ainda dificultou a entrada do garoto no helicóptero de onde foi para o hospital John Hopkins. Lá, a peça de madeira foi removida e os médicos puderam focar em retirar o parafuso da cabeça de Darius.
Desparafusando
Para retirar o parafuso, os médicos tiveram que remover partes do osso do crânio, chegando até a superfície do cérebro, de onde poderiam manipular o objeto. “Se fossemos desparafuzá-lo, haveria uma hemorragia torrencial”, explicou o Dr. Cohen.
Sete horas depois do acidente, finalmente Darius teve o parafuso removido. Os médicos instalaram uma placa de titânio no crânio do menino e deram a ele o que sobrou do parafuso, como uma lembrança. Darius teve alta no dia de seu aniversário e passa bem.