Menor temperatura do Brasil em 2017 é registrada; saiba qual a cidade

0

A massa de ar polar que atua sobre o Sul do país desde domingo (16) provocou, na madrugada de terça-feira (18), a temperatura mais baixa do ano no Brasil.

O frio mais intenso registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em todo o país foi de -7,4ºC, na localidade de Morro da Igreja, no município de Bom Jardim da Serra, região serrana de Santa Catarina.

“É a [frente fria]mais intensa do ano e inclusive em relação a outros anos. Uma temperatura de -7,4ºC fazia tempo que não era registrada, embora o inverno passado tenha sido bastante rigoroso”, disse o meteorologista Rogério Rezende, do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet.

A segunda temperatura mais baixa da madrugada foi registrada em São Joaquim, também na serra catarinense (-4,8ºC). Nos outros estados da Região Sul, o Inmet registrou -4ºC em São José dos Ausentes, no nordeste do Rio Grande do Sul, e em Inácio Martins, no centro-sul do Paraná.

Foto registrada no município de São Joaquim, onde foi registrado -4,8°C (Foto: James Tavares / Secom)
Foto registrada no município de São Joaquim, onde foi registrado -4,8°C (Foto: James Tavares / Secom)

Rezende ressaltou que o instituto registra apenas as temperaturas dos locais onde tem estações: “No Rio Grande do Sul, por exemplo, temos cerca de 30 estações para cobrir quase 500 municípios. Mas eu diria que as temperaturas negativas atingiram pelo menos metade, ou seja, entre 200 e 300 municípios no estado”.

Apesar de a nebulosidade ter diminuído durante a madrugada, o meteorologista reforçou a previsão de que o frio deve permanecer pelo menos até esta quarta-feira (19).

“A massa permanece, só que agora mais seca. Tem registro de bastante frio ainda para amanhã, mas já diminuindo a intensidade. E agora, com o sol tomando conta, teremos um aumento das temperaturas máximas à tarde”, explicou Rezende. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com