Músicas alegres tocando em lojas te fazem comprar mais

0

Você já deve ter reparado que, geralmente, está tocando alguma música quando você entra em uma loja, certo? O que você não deve saber é que essa mesma música, provavelmente, acabou te obrigando a gastar mais dinheiro do que você pretendia!

É isso mesmo! Um estudo de 2017, realizado em conjunto por universidades alemãs e norueguesas, concluiu que clientes compram até 8% a mais quando a loja está lotada e tocando alguma música animada.

Para chegar à essa conclusão, os pesquisadores analisaram os hábitos de mais de 43 mil compradores em 460 grandes lojas na Europa.

Mas não vá pensando que a música é uma coisa mágica que faz a clientela enlouquecer! As coisas não são bem assim.

Entenda: a forma como a música influencia é diretamente ligada a quão lotado está o estabelecimento. O estudo mostrou que a música não afeta ninguém quando a loja está vazia.

Já quando as lojas estavam lotadas, a coisa foi bem diferente. Bastava tocar uma música mais animada que as pessoas começavam a gastar mais. Os pesquisadores acreditam que a música acaba aliviando a angústia que temos ao estar em lugares lotados, nos fazendo relaxar e acabar gastando mais como consequência.

O interessante é que músicas lentas não apresentaram nenhum tipo de resultado, apenas as agitadas – e isso não é um conceito abstrato.

Era considerada “rápida” uma música com, pelo menos, 107 batidas por minuto (BPM). Mamma Mia, do ABBA, tem 130 BPMs, para você entender do que estamos falando. Músicas com 82 batidas ou menos eram consideradas lentas (Hello, da Adele tem 80).



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com