Não é mentira: estação espacial chinesa pode cair na Terra em 1º de abril

1

A estação espacial chinesa Tiangong-1 está desativada e caindo desde 2016, mas não se sabia onde e nem quando isso ia acontecer. Agora temos uma data: 1º de abril. E é verdade, segundo os cientistas que estão monitorando a queda.

Conforme a data vai se aproximando, é mais fácil fazer uma previsão exata do local onde a estação de 8 toneladas irá cair. Até poucos dias atrás, o Brasil era um dos candidatos a receber o “presente”, mas agora os locais mais prováveis são Espanha, Portugal, França e Grécia.

Construída originalmente para ser um laboratório espacial, a estação agora orbita a Terra em uma espiral descendente, realizando cerca de 90 voltas ao mundo por dia, em uma velocidade que aumenta gradativamente.

A data da queda pode parecer uma piada, mas você pode testemunhar a chegada da Tiangong-1 através de uma transmissão pela internet que já acompanha a trajetória da estação. Especialistas acreditam que a parte exterior do objeto, que ficará incandescente quando entrar na atmosfera poderá ser visto a olho nu em algumas regiões por cerca de um minuto.

A construção da Tiangong-1 foi feita em camadas, de modo que a mais exterior será incinerada ao entrar na atmosfera, com alguns materiais sendo transformados em plasma superaquecido. No entanto, acredita-se que alguns objetos das camadas mais internas poderão tocar a superfície terrestre intactos. Mas não há motivo para se preocupar.

Chuva pesada

Segundo os especialistas, não há motivo para pânico, já que a chance de uma pessoa ser atingida pelos destroços da estação é muito pequena. “Quando considerado o pior caso, a probabilidade de uma pessoa específica ser atingida por destroços da Tiangong-1 é cerca de um milhão de vezes menor que as chances de ganhar sozinho na loteria”, garante a empresa americana Aerospace Corporation.

O único caso registrado de uma pessoa atingida por algo artificial vindo do espaço ocorreu no Peru há alguns anos e a pessoa não sofreu nenhum ferimento.



Discussão1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com