Não, o Everest não é a montanha mais alta do mundo; entenda

0

Em 1953, Edmund Hillary se tornou o primeiro homem a chegar ao topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo. E desde então, alpinistas arriscam suas vidas para tentar alcançar esse mesmo feito e se vangloriarem disso. Mas no fundo, muitos deles não conseguiram chegar ao verdadeiro local mais alto do planeta.

De acordo com a ciência, o Everest não é, exatamente, a montanha mais alta do mundo. Quem merece ocupar esse posto, na realidade, é um estratovulcão chamado de Chimborazo, que fica na região da Cordilheira dos Andes, no Equador. E por um simples motivo: ele é o ponto mais distante do centro da Terra.

Chimborazo possui “apenas” 6.263 metros de altura, enquanto que o Everest possui 8.848 metros. Mas esses dados são comparados em relação ao nível do mar. O nosso planeta possui uma espécie de “protuberância” na região do Equador, enquanto que ele fica um pouco mais achatado nos pólos. Então, qualquer montanha localizada nessa região é mais alta que em outros pontos da Terra.

E é justamente isso que aconteceu com o Chimborazo, que está praticamente localizado na Linha do Equador, enquanto que o Everest está a 28 graus norte.

A diferença é praticamente mínima: enquanto o Everest está a 6.382 quilômetros do centro da Terra, Chimborazo está a 6.384. Portanto, uma diferença de apenas 2 km, mas que já é o suficiente para mostrar que o estratovulcão equatoriano mereceria o título de montanha mais alta do planeta.

Mas por que o Everest ficou com essa fama toda, enquanto que muita gente por aí nunca sequer ouviu falar de Chimborazo? Tem relação com nossos amigos alpinistas, que consideram a montanha localizada no Nepal um desafio muito maior.

Para subir o Everest, são precisos 10 dias apenas para chegar ao seu acampamento base, seis semanas para aclimatação e depois, longos nove dias para chegar até seu topo.

Já para subir Chimborazo, o período de aclimatação é de apenas duas semanas e é possível chegar ao seu topo em apenas dois dias.

E, claro, vale lembrar que o Everest ainda reina se a medição for feita a partir do nível do mar. E Chimborazo sequer ocupa o posto de montanha mais alta da Cordilheira dos Andes, se olharmos por esse ponto de vista. Esse título pertence ao Aconcágua, que está a 6,961 metros de altura.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com