Nasa usa animações para mostrar como a velocidade da luz é ‘lenta’

0

Você não precisa ser o maior fã de física para saber que a velocidade da luz é a mais rápida que existe no universo, já que ela é capaz de viajar a uma velocidade de 300 mil km por segundo. Mas um cientista Nasa acaba de desmentir isso em partes, ao revelar algumas animações que mostram como que a luz pode ser “lenta” em alguns casos.

Sim, a velocidade ainda é incrivelmente rápida. Na realidade, o que a Nasa quer mostrar para nós é que a velocidade da luz pode ser lenta quando o assunto é tentar se comunicar ou alcançar outros planetas, especialmente aqueles que estão muito além do nosso sistema solar.

O cientista James O’Donoghue, do Centro de Voos Espaciais Goddard da Nasa, fez algumas animações para retratar esse fato. E usou três simulações diferentes para mostrar que a velocidade da luz não é tão impressionante assim.

A primeira delas mostra como que a luz se move em relação ao nosso planeta. A Terra tem 40 mil km de circunferência. Sem a influência da atmosfera, a luz seria capaz de dar 7,5 voltas na linha do Equador a cada segundo.

velocidade da luz-1

Na segunda animação, O’Donoghue mostrou quanto tempo a luz leva para viajar da Terra para a Lua. A distância é de 384 mil km.

velocidade da luz-2

Como você viu, a luz leva 1,255 segundo para chegar até a Lua. No entanto, esse tempo aumenta aos poucos, já que a Lua se distancia 3,8 cm da Terra a cada ano.

E na terceira animação, você entenderá por que a velocidade da luz não é tão rápida assim. No caso, O’Donoghue mostrou o tempo que ela leva para viajar da Terra para Marte.

A “conversa” mais rápida que Nasa pode fazer com suas sondas que estão em Marte, no ponto mais próximo entre os dois planetas, é de 54,6 milhões de km. Ela ocorre na velocidade da luz e leva três minutos e dois segundos para chegar ao local. O problema é que, em média, essa distância é de 254 milhões de km.

velocidade da luz-3

Neste caso, a velocidade da luz precisa de 28 minutos e 12 segundos para chegar até Marte. O motivo dela demorar mais do que você imaginava é que conforme a distância aumenta, a luz vai perdendo sua força, ficando um pouco mais lenta com o passar do tempo

E se isso acontece com Marte, que é nosso planeta vizinho, imagine em outras situações piores, como por exemplo, o caso de Proxima b, o exoplaneta mais próximo da Terra, que está a 4,2 anos-luz daqui. É uma distância de 39,7 trilhões de km.



Veja também:   Por que os cristãos evitam carnes, mas comem peixe na quaresma

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com