Nasa cria plano para impedir que supervulcão acabe com a humanidade

1

No parque nacional de Yellowstone, que fica no estado americano do Wyoming, fica um supervulcão adormecido com potencial para acabar com a humanidade. Mas não se preocupe: a Nasa tem um plano para evitar uma erupção catastrófica, embora seja algo um tanto quanto complexo e principalmente, bem caro.

Existem alguns supervulcões pelo mundo, mas o de Yellowstone é o único que está apenas adormecido e pode vir a acordar. E, teoricamente, não falta muito: registros geológicos mostram que o supervulcão dos Estados Unidos explode, em média, a cada 600 mil anos e a última erupção aconteceu há exatamente esse tempo.

A única forma de evitar a erupção do supervulcão seria usar água para resfriá-lo. A ideia funcionaria, mas é trabalhosa e cara. Porém, a Nasa elaborou um plano para resfriar o supervulcão que pode ser ainda mais eficiente e ainda gerar uma grande quantidade de energia. O problema é que a solução da agência espacial americana continua trabalhosa e cara.

A ideia inicial seria bombear água pela abertura do supervulcão, onde o magma passaria em caso de uma erupção. Na solução da Nasa, grandes furos deveriam ser feitos nas laterais do vulcão e através desses buracos de cerca de 10 quilômetros, água seria bombeada a uma forte pressão. Isso causaria um resfriamento lento, porém eficiente do vulcão de Yellowstone e a água quente poderia ser usada na geração de energia para toda a região. O valor ficaria em 3,46 bilhões de dólares.

E se der ruim?

Mas o que aconteceria se Yellowstone explodisse? Embora pareça uma “simples” erupção, as consequências seriam simplesmente catastróficas. A primeira delas seria o chamado inverno vulcânico, com as cinzas cobrindo a atmosfera e mergulhando a crosta terrestre em uma longa e fria noite, que poderia durar décadas, talvez séculos.

Veja também:   Cometa causador da chuva de meteoros Perseidas pode atingir a Terra

Mas certamente não sofreríamos tanto com a escuridão e o frio, já que não sobreviveríamos muito tempo. Os recursos do planeta entrariam em colapso e segundo uma estimativa das Organização das Nações Unidas, a humanidade teria comida suficiente por apenas 74 dias.



Discussão1 Comentário

  1. Maria da Gloria Silva

    O nosso Planeta Terra corre um grande perigo sao as altraçoes climaticas e aquecimento global o Planeta esta no fim vai haver muitas catrafos muitas mudanças de temperatura tudo vai mudar os seres humanos vao sofrer muito por causa das alteraçoes do planeta terra muita coisa tem de mudar no Planeta TERRA TEM DE COMEÇAR PELOS NOSSOS HABITOS DE VIVER isto foi me trasmitido para eu trasmitir O Planeta TERRA corre um grande perigo ja começou e nao vai parar o aquecimento global as mudanças de temperatura no Planeta o pior nao temos para onde ir quando começar a erupeçao no PLANETA TERRA para podermos sobreiver vai haver pedras muito grandes de cor cinzenta que se vao transformar em fogo que vao acabar co a HUMANIDAE ISTO FOI ME TRANSMITIDO PAR EU TRANSMITIR.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com