Foguetes falham e forçam cápsula Soyuz a fazer pouso de emergência

0

Uma cápsula espacial russa Soyuz levava dois astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) quando os foguetes de propulsão falharam. Com isso, a nave precisou realizar um pouso de emergência no Cazaquistão, de onde o lançamento também foi feito. Felizmente, os dois astronautas não se feriram e encontram-se em bom estado.

O cosmonauta russo Alexey Ovchinin e o astronauta americano Nick Hague decolaram normalmente da base de Baikonur no Cazaquistão, mas depois de apenas 90 segundos de voo, uma pane nos foguetes de propulsão foi sentida por eles e a Soyuz foi forçada a fazer uma “descida balística”, como a manobra foi descrita pelas agências espaciais. Confira um vídeo do momento:

A aterrissagem foi feita em segurança em um local alguns quilômetros ao norte de Baikonur e os astronautas foram resgatados em boas condições.  Segundo a Nasa e a Roscosmos, o problema ocorreu entre a primeira e segunda fase de separação dos propulsores, ainda dentro da atmosfera da Terra.

A falha nos foguetes da Soyuz reacende a polêmica sobre a qualidade do trabalho dos fabricantes russos de equipamentos e naves espaciais. Recentemente, foi detectado um vazamento na pressurização da ISS, mais precisamente em um módulo russo da estação. A falha foi detectada e aparentemente resolvida sem maiores problemas, mas conforme reportado, o defeito veio de fábrica.

Próximos passos

O vice primeiro ministro da Rússia, Yuri Borisov afirmou que a agência espacial russa cancelou qualquer missão futura enquanto as reais causas do problema com os foguetes da Soyuz não forem descobertas e solucionadas. Ele também nega que o acontecimento possa desgastar o relacionamento entre Rússia e Estados Unidos, rivais históricos, mas que trabalham juntos no campo da exploração espacial há alguns anos.

Veja também:   Jornalista desmascara médico que mentiu em estudo sobre autismo

Os astronautas que estão atualmente na ISS não serão prejudicados pelo cancelamento da missão, que levava suprimentos para a estação. Segundo a Nasa, existem suprimentos suficientes para um tempo muito maior do que o planejado inicialmente.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com