Nasa procura por tecnologia alienígena para encontrar vida fora da Terra

0

A Nasa resolveu investir na procura por sinais de vida extraterrestre e chegou à conclusão de que uma boa forma de procurar por outras civilizações seria encontrar sinais de tecnologia alienígena. A agência espacial americana pretende lançar um programa específico para buscar esse tipo de sinal, que pode ser mais comum do que imaginamos.

Com o apoio do Congresso dos Estados Unidos, a Nasa está investindo em workshops, palestras e apresentações de um novo programa que pretende buscar vida extraterrestre através de sinais de tecnologia, algo que a agência chama de “technosignatures”, ou “assinatura tecnológica”, em tradução aproximada.

Os idealizadores do projeto parte do princípio de que a civilização humana tem enviado sinais de rádio e outros para o espaço, como forma de confirmar nossa presença no universo caso alguém consiga captar esses sinais. Dessa forma, a Nasa pretende procurar pelo mesmo tipo de pistas que nós estamos deixando para que nos encontrem.

Estima-se que apenas a Via Láctea possua uma quantidade de 40 bilhões de planetas com características similares às da Terra dentro da chamada zona habitável, onde o planeta está em uma distância em relação à uma estrela que não permite que ele seja frio demais ou quente demais para abrigar formas de vida da forma que as conhecemos.

Sinais já conhecidos

A Nasa busca por sinais de tecnologia alienígena similares a dois casos registrados recentemente. O primeiro deles diz respeito à emissão de um sinal de rádio característico que parece vir de forma rápida e repetidamente das regiões mais profundas do universo, embora sua origem exata seja ainda desconhecida.

Um outro sinal conhecido vem da estrela KIC 8462852, mais conhecida como estrela da “megaestrutura alienígena”. Um objeto de formato incomum foi detectado passando em frente à estrela periodicamente, levando muitas pessoas a afirmarem que se trata de uma estrutura alienígena responsável por monitorar ou extrair energia da estrela. A natureza da estrutura ainda é desconhecida.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com