Um vídeo que acabou viralizando nas redes sociais nos últimos tempos tem deixado muita gente com a pulga atrás da orelha. Na filmagem, uma lua gigante desce sobre a superfície da Terra em uma velocidade impressionante.
Ao assistir a gravação, a maioria das pessoas mata de primeira: é fake! Mas elas estão totalmente erradas!!! O filme é totalmente real e foi produzido e divulgado pela própria Nasa.
Conhecida como “lua de leite”, esta foi a primeira lua cheia do mês de maio. A filmagem foi capturada no dia 30 daquele mês por Daniel López sobre o Monte Teide, um vulcão nas Ilhas Canárias.
Confira as imagens surpreendentes:
O que está acontecendo com a lua, afinal?
Se é real, o que explica essa lua tão grande e tão rápida? O tamanho é bem fácil de explicar: a lua parece gigante no vídeo pois está sendo gravada através de uma lente telescópica. Ela, claro, continua na mesma distância de sempre – e é bem longe!
Outra característica impressionante do vídeo, conforme explicou a Nasa, é que não é a lua que está realizando a maior parte do movimento – na verdade, estamos observando a rotação do nosso planeta.
Em palavras mais simples, quem está se mexendo no filme é a Terra, apesar de a perspectiva dar a impressão de que quem se mexe é a lua. A rotação do nosso planeta faz a lua desaparecer atrás do Monte Teide.
Já a alta velocidade com que o satélite parece se mover, acredite, também é real! O vídeo não foi gravado em time-lapse e a velocidade com que a lua se põe é exatamente aquela vista na filmagem.