Como seria se os nazistas tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial?

0

A derrota dos nazistas na Segunda Guerra Mundial moldou o mundo em que vivemos hoje. Mas e se os aliados não tivessem vencido o confronto?

Se a Alemanha de Adolf Hitler tivesse saído da guerra vitoriosa, muita coisa seria diferente e, ao que tudo indica, para a pior. Livros e séries de TV já pensaram nesse tema e, segundo historiadores, não erraram muito em suas previsões.

Segundo o historiador militar inglês John Keegan, os nazistas estiveram muito perto de vencer a guerra em meados de 1941.

Nessa época, a Alemanha já dominava a Polônia, a França e outros territórios estratégicos na Europa. Outras partes estavam sob controle dos aliados fascistas de Mussolini, na Itália. Mas a ofensiva contra a União Soviética fracassou e começou a derrocada do Terceiro Reich.

Keegan acredita que esse momento foi decisivo, pois, se Hitler tivesse derrotado a URSS, teria caminho aberto para o oriente, onde poderia se encontrar com os aliados japoneses e causar grandes danos à Índia, na época, colônia britânica.

A partir daí, os ingleses cairiam por problemas econômicos e a Guerra Fria seria travada contra os Estados Unidos, a única potência a permanecer em pé nesse cenário.

No entanto, o historiador americano Robert Crowley afirma que de fria, essa guerra não teria nada. O confronto seria mais intenso do que a disputa entre EUA e URSS e possivelmente teria a África e a América do Sul como campos de batalha. Isso tornaria esses continentes, já socialmente vulneráveis, em locais devastados.

Por um mundo pior

Christian Lobhauer, especialista em História Alemã da Universidade de São Paulo, imagina que uma vitória nazista dividiria a humanidade em duas classes: a ariana, dominante, “superior”, e as outras, que seriam exterminadas ou usadas como mão de obra escrava, isso na melhor das hipóteses.

Ele acredita também que a guerra nunca acabaria, já que os nazistas dependiam da indústria bélica para sobreviver.

Uma mudança de rumos poderia acontecer após a morte de Adolf Hitler. Quando o Führer batesse as botas, sua sucessão poderia iniciar uma verdadeira guerra civil interna na Alemanha Nazista, fazendo com que grupos rebeldes pudessem se levantar e tomar o controle.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com