O novo míssil da Coreia do Norte pode realmente atingir os Estados Unidos?

0

Nesta quarta-feira (29), a Coreia do Norte realizou um novo teste bem sucedido de um míssil balístico intercontinental, que já considerado o mais poderoso fabricado pelo país. A grande diferença do Hwasong-15 (nome dado ao missíl) para os demais é que ele conseguiria atingir todo o território continental dos Estados Unidos.

Mas afinal, esse novo míssil lançado pela Coreia do Norte realmente possui a capacidade de atingir o território dos Estados Unidos? Já quer uma resposta curta e rápida: sim. E ele pode ir muito além do que imaginávamos.

Entenda mais abaixo:

Como que o novo míssil da Coreia do Norte pode chegar aos EUA?

O Hwasong-15 conseguiu um feito inédito até então: ele foi capaz de voar a uma altitude de 4,47 mil km. Para se ter uma ideia, o míssil que chegou mais próximo dessa marca foi o Hwasong-14, lançado em 28 de julho, que alcançou 3 mil km.

E isso é algo que já se tornou motivo de preocupação. A questão é que quanto mais alto um míssil conseguir ir, ele pode cobrir uma distância muito maior. De acordo com cálculos do especialista em mísseis David Wright, o Hwasong-15 da Coreia do Norte poderia alcançar uma distância de 13 mil km.

Isso significa que o novo míssil balístico intercontinental da Coreia do Norte poderia cruzar a parte continental dos Estados Unidos e atingir a capital, Washington. E dependo da trajetória escolhida, ele é capaz de alcançar até mesmo a Europa e a Austrália.

Vale lembrar que o lançamento ocorreu por meio de uma plataforma móvel e em um terreno íngreme, dois fatores importantes para que um míssil alcance uma altitude considerável.

O míssil não consegue carregar ogivas nucleares (por enquanto)

Se existe uma boa notícia nessa história toda é que as análises preliminares apontam que esse míssil ainda não seria capaz de carregar uma ogiva nuclear, pois a atual tecnologia empregada nesse novo projétil não consegue suportar o enorme peso de um armamento dessa natureza. Ainda assim, poderia levar uma carga muito grande de explosivos e causar grandes estragos.

Muitos especialistas acreditam que a Coreia do Norte ainda levaria de dois a três anos para cumprir o objetivo de carregar ogivas nucleares em seu mísseis, pois essa é uma tarefa bem complicada e bastante difícil de ser alcançada.

De qualquer forma, o conselho de segurança da ONU já marcou uma reunião de emergência para a tarde desta quarta-feira, na qual o assunto será amplamente debatido. E podemos apostar que novas sanções devem surgir contra o país governado por Kim Jong-Un.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com