O que aconteceria se caíssemos em um buraco negro?

0

Os buracos negros intrigam os cientistas e leigos há tempos. Muito se especula sobre o que aconteceria caso alguém caia em um.

Os físicos vêm debatendo qual seria a transformação de estado físico de corpos que adentrassem esses buracos.

O assunto já virou até tema de filmes, onde quase sempre o fenômeno é retratado como um portal para outra dimensão. Tal possibilidade vem sendo realmente debatida por estudiosos.

buraco-negro

Nem mesmo a luz escapa aos buracos negros

O primeiro conceito que deve ser entendido sobre buracos negros é que eles não são negros. Levam esse nome porque nada, nem mesmo a luz, consegue escapar a eles.

buraco-negro-engolindo-estrela

São fenômenos cósmicos originados a partir do colapso de estrelas que possuem massa ampla. Os restos das suas matérias são então concentrados em um espaço pequeno, denso e espesso. Forma-se um campo gravitacional de grande potência com capacidade de engolir tudo que passa por ele.

nascimento-buraco-negro

Os cientistas acreditam que se um corpo chegar perto de um campo gravitacional desses, um buraco seria aberto e, consequentemente, ele seria sugado. Agora o grande mistério é saber o que aconteceria do outro lado.

O mistério além do buraco negro

A teoria clássica apontava que qualquer coisa que caísse em um buraco negro seria imediatamente aniquilada. Pesquisas recentes colocam esse ponto em questionamento, abrindo possibilidade para a existência além do buraco.

O célebre cientista e físico Stephen Hawking é um dos grandes estudiosos dos fenômenos cósmicos e suas pesquisas apontam saídas. Uma das hipóteses seria uma passagem para um universo paralelo, para isso o buraco teria que ser suficientemente grande e precisaria estar em rotação.

universo-paralelo

Para Hawking, há a possibilidade de os corpos ficarem presos nos limites da região do horizonte de eventos, conhecida também como ponto de não retorno, fronteira na qual a força da gravidade é tão intensa que não permite nem um corpo escapar e ou voltar. Presos no horizonte de eventos, um ser humano poderia ser deslocado para um universo desconhecido ou poderia ainda permanecer como um holograma.

Tal possibilidade seria possível, a partir de teses elaborados por Hawking em 2004 apresentadas no estudo Paradoxo da Informação em Buracos Negros. Contrariando até mesmo as suas teses anteriores, ele defendeu que certas radiações escapam dos buracos.

Logo, se um buraco negro emite radiação, ele consequentemente perde massa, que poderá ser evaporada. Ao ser sublimada, a informação será perdida para sempre. O paradoxo está no fato de que segundo as leis mecânica quântica uma informação não pode ser perdida.

A conclusão final sobre o estudo ainda está longe, pois os cientistas divergem em suas análises e muitos pontos permanecem sem explicação.

stephen-hawking

Não iremos cair em um buraco negro

A possibilidade da Terra ser engolida por um buraco é quase nula, pois não existem tantos buracos negros vagando pelo espaço e os que existem estão muito distantes.

Além disso, a chance de alguém querer se aventurar em um buraco negro é bem ínfima. Conseguir alcançar um desses buracos já é difícil, voltar para contar a experiência é uma missão praticamente impossível…

caindo-buraco-negro

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com