O que aconteceria se o oxigênio sumisse por 5 segundos?

0

Todos os seres vivos têm necessidades em comum que não podem ser substituídas por nada. Uma delas, talvez a mais importante, é a de respirarmos.

Mas você já se perguntou o que aconteceria com o planeta Terra e tudo que há nele se o oxigênio deixasse de existir por alguns segundos? Não é uma pessoa ficar alguns segundos sem respirar, é a completa ausência de oxigênio no nosso planeta.

Confira:

1) Todos os mares secariam

Imagine um desastre ecológico de proporções catastróficas. Cerca de 3/4 da Terra (mares e rios por todo o planeta) simplesmente sumiria. Como o oxigênio representa 1/3 da água, o hidrogênio se tornaria gasoso e ficaria livre para flutuar acima da troposfera (porção mais baixa da atmosfera) e ir para o espaço. Nosso planeta seria constituído apenas de terra e areia. Muito mais que oito milhões de espécies aquáticas seriam instantaneamente extintas.

2) O céu ficaria completamente escuro

Imagine sair de casa às 13h e ver o céu completamente preto. Perderíamos completamente a noção de dia e noite. Isso se deve ao fato das partículas de oxigênio serem as principais responsáveis pelo reflexo da luz do sol. Seria um completo caos, imagine só como os animais lidariam com esse fatos? Como saberia a hora de dormir e a hora de caçar?

3) Todo o concreto viraria pó

Casas e prédios simplesmente desmoronariam como se fossem cartas de baralho. O número de pessoas que morreriam com tal acontecimento seria enorme. O oxigênio é responsável por uma liga importante na composição do concreto. Sem ele, não haveria resistência e estabilidade.

Veja também:   O que acontece com nossa boca se deixarmos de escovar os dentes?

4) Todas as ligas metálicas se fundiriam

Tudo que é feito de metal não tratado, como simples utensílios de domésticos ou metais de construção e sustentação, entraria em estado de fusão sempre que fossem colocados em contato um com o outro. A única coisa que impede que os metais se fundam com o toque é uma simples e eficaz camada de oxigênio. Isso com certeza também levaria a morte instantânea de milhares de pessoas ao redor do mundo.

5) A superfície da Terra se racharia

Quase metade da superfície terrestre (45%) é feita de oxigênio. Na ausência dele, a superfície terrestre se racharia. Seria como andar e todo o chão começasse a se quebrar em pequenos pedaços, como se tudo fosse composto de um vidro frágil.

6) Os ouvidos dos seres vivos explodiriam

Caso o oxigênio do nosso planeta sumisse por cerca de 5 segundos, todos os seres vivos teriam seus ouvidos estourados instantaneamente. Sofreríamos uma dor insana e ficaríamos sem som por esse período, pois 21% da pressão do ar se perderia.

E o dobro de oxigênio?

Também é possível simular o que aconteceria se tivéssemos o dobro da quantidade de oxigênio que temos hoje na Terra. Veja:

Vantagens:

– Simples aviões de papel voariam por grandes distâncias;

– Os carros percorreriam uma quantidade maior de quilômetros por litro e isso nos faria economizar muito mais dinheiro com combustível.

– O oxigênio dobrado melhoraria a nossa performance física. Ou seja, acordaríamos sempre bem dispostos, até para trabalhar.

Veja também:   Países onde pais não podem bater nos filhos são menos violentos, diz estudo

– Teríamos melhores reflexos, pois o oxigênio extra iria melhorar a nossa cognição e o estado de alerta.

Tudo até agora parece perfeito, certo? Pois saiba que teria um lado negativo desastroso.

Desvantagem:

– Existiriam insetos gigantes de todos os tipos. O corpo desses animais é determinado pela quantidade de oxigênio existente na atmosfera. Ou seja, quantos mais oxigênio existir, maiores seriam os insetos. Imagine sair de casa e encontrar-se com uma formiga de dois metros de altura?



Comments are closed.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com