O que causou o som mais alto já registrado no mundo? Entenda

1

Qual foi o som mais alto já registrado no mundo? O recorde aconteceu em 1883 e veio da ilha de Krakatoa, na Indonésia. O som foi causado por uma erupção vulcânica e ouvido a mais de 5 mil quilômetros de distância.

Veja também:   Série de terremotos é detectada no supervulcão de Yellowstone

Eram cerca de 10 horas da manhã do dia 27 de agosto de 1883 quando o vulcão principal da ilha de Krakatoa emitiu uma explosão de magma e gases. O som da erupção foi tão forte, que pessoas a centenas de quilômetros de distância acreditaram se tratar do som de artilharia pesada de guerra.

O som pôde ser ouvido em um raio de 5 mil quilômetros. Para ilustrar, é como se a explosão tivesse ocorrido na capital do Panamá e fosse possível ouvi-la em São Paulo, mesmo que 4 horas depois, que é o tempo que o som leva para percorrer essa distância.

A explosão foi equivalente à força de 10 mil bombas de hidrogênio e atingiu um pico de 172 decibéis, isso para quem estava a 160 quilômetros de distância. Para se ter uma ideia, estar ao lado de um avião a jato, expõe o ouvido humano a 150 decibéis. Os tímpanos podem se romper com “apenas” 130 e atmosfera da Terra permite que um som possa alcançar até 194 decibéis.

Se a explosão foi assustadora para quem estava longe, quem estava perto teve certeza que iria morrer. Foi o caso do capitão do navio britânico Norham Castle, que estava a 64 quilômetros de Krakatoa durante a erupção. “Tão violentas foram as explosões que tímpanos de metade de meus marinheiros se romperam. Meus últimos pensamentos estavam com minha queria esposa. Estou convencido que o Dia do Julgamento chegou”, escreveu em seu diário o capitão.

A atmosfera vibrou por dias após a explosão e tsunamis de até 30 metros atingiram as regiões próximas, matando cerca de 36 mil pessoas. Grandes ondas, porém com menos efeito destrutivo, foram sentidas na Inglaterra e no Canadá.

A ilha perdida

A erupção do vulcão principal foi tão poderosa que toda a ilha foi partida e afundou. Porém, em 1927, começou a emergir uma nova ilha, batizada de Anak Krakatoa, que significa “Filho de Krakatoa” no idioma local.

Os três vulcões antigos se uniram em uma só caldeira que pode entrar em erupção no futuro, causando um estrago muito maior do que a erupção de 1883, podendo causar até mesmo extinções em massa, segundo especialistas.



Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com