O telescópio Hubble fez uma imagem curiosa onde três galáxias parecem formar um rosto com um simpático sorriso. Mas o que exatamente está fazendo o universo sorrir para nós? A figura é formada pelas galáxias dispostas por coincidência naquela posição, mas o sorriso é resultado de algo chamado lentes gravitacionais.
A foto foi feita pelo Hubble em 15 de outubro de 2018 e mostra um aglomerado de galáxias denominado SDSS J0952 + 3434. Enquanto as duas que formam os “olhos” do rosto sorridente aparecem sem nenhuma distorção, a terceira, que seria a “boca”, aparece distorcida em um formato semelhante a um sorriso devido ao efeito das lentes gravitacionais.
Um comunicado divulgado pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia explica melhor o fenômeno que causou a distorção na imagem. “A galáxia inferior em forma de arco tem a forma característica de uma galáxia que foi gravada em lentes gravitacionais – sua luz passou perto de um objeto massivo na sua rota até nós, fazendo com que ela se tornasse distorcida e esticada”, diz o texto. Veja a foto:
O equipamento do Hubble responsável por registrar a imagem é chamado de Wide Field Camera 3 e foi instalado em 2010. Sua principal missão é observar pontos no universo que possam mostrar como as galáxias se formam. Ainda não sabemos exatamente como isso acontece, mas o sorriso que o universo enviou como resposta, certamente é um bom começo.
Olhando para o infinito
O telescópio espacial Hubble é o responsável por algumas das imagens mais importantes que já obtivemos do universo. O projeto foi idealizado ainda na década de 40, embora sua construção só tenha sido concluída entre as décadas de 70 e 80. O lançamento ocorreu em 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.
As imagens captadas pelo telescópio, como é o caso do “sorriso” galáctico, abastecem quatro observatórios espalhados pelo mundo, criados especialmente para trabalhar com os dados do Hubble, em um programa denominado Grandes Observatórios Espaciais.