Ondas retas ou curvadas? Entenda a ilusão de cegueira de curvatura

0

A ilusão mostrada na imagem que ilustra o texto é uma descoberta recente chamada de ilusão de cegueira de curvatura. O estudo foi publicado na última edição do jornal iPerception, pelo professor de psicologia experimental da Universidade Chukyo, no Japão, Kohske Takahashi.

O professor Takahashi realizou o experimento com seus próprios estudantes. Ele mostrou essa mesma imagem e perguntou a eles o que viam na parte cinza, no centro: ondas retas, curvadas ou as duas formas?

O normal é que as pessoas vejam linhas intercaladas de ondas retas e curvadas. Porém, como é possível fora do fundo cinza, todas as linhas são, na verdade, curvadas. O professor Takahashi explica que isso acontece porque o cérebro humano possui mecanismos distintos para identificar formas angulares e curvadas. A hipótese diz ainda que esses dois mecanismos competem entre si e por vezes interferem um no outro.

O professor explica o comportamento destes mecanismos. “Nós propomos que os mecanismos subjacentes para a percepção de curvas suaves e aqueles para a percepção de cantos obtusos estão competindo entre eles de forma não balanceada e a percepção das curvas pode ser dominante no sistema visual”, escreveu Takahashi na publicação.

Entendendo o experimento

Takahashi realizou três experimentos que desconstruíram a ilusão original. Ele fez várias alterações na imagem, mudando a cor do fundo, o comprimento das ondas e alterando o local onde a cor da linha mudava, na curva da ondulação ou antes dela.

Com isso, ele percebeu que as ondas só pareciam retas sob determinadas condições, que eram: curvas suaves, mudança de cor da linha antes de cada ondulação e fundo cinza, que contrastava com as cores mais escuras ou mais claras da linha.

A imagem final é resultado desses experimentos. Nos fundos branco e preto, todas as linhas possuem ondas arredondadas, enquanto no fundo cinza, as linhas que mudam de cor entre as ondulações acabam criando uma ilusão que exagera o ângulo, fazendo-o parecer reto.

ondas



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com